Cacilda Becker é homenageada no Persona Em Foco

Nesta terça-feira (26/7), o Persona em Foco homenageia um dos grandes mitos do palco nacional e uma das maiores personalidades das artes cênicas do Brasil, falecida em junho de 1969: Cacilda Becker (foto). A exibição vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

O programa foi construído com o acervo da emissora e depoimentos de amigos e profissionais para contar a história da atriz e produtora teatral que, dotada de forte personalidade e força de trabalho inesgotável, se tornou um símbolo do teatro brasileiro. Em declaração, seu ex-marido Walmor Chagas, falecido em 2013, a definiu: "Querendo sempre mais, era uma mulher insaciável, uma mulher de ação, não tinha preguiça de viver".

A artista teve uma carreira repleta de personagens desafiantes e trabalhos em que pôde imprimir a marca de seu magnetismo com os palcos. Em declaração cedida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), em 1967, Cacilda Becker traz detalhes de sua vida pessoal, além de todo o processo que a levou a seguir a profissão.

Na atração, também é lembrado seu antigo apartamento na avenida Paulista, que mais tarde se transformou em um centro de estudantes para reuniões e leitura de peças, além de um local de fuga e resistência contra a ditadura miliar. O local era aberto a todas as categorias de teatro e novos autores.

Esta edição conta com depoimentos do cantor, compositor e ator Fábio Jr., dos atores Fúlvio Stefanini, Norma Blum, Carlos Silveira e Homero Kossac, do jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, além de personalidades da dramaturgia como Ruggero Jacobbi, Sábato Magaldi, Sadi Cabral e Ziembinski, falecidos.

O programa Persona em Foco é apresentado por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia.

Comentários