Alunos falam o que esperam dos professores em sala de aula

O Seminário Internacional de Educação do ADE Noroeste Paulista trará uma novidade nesta segunda edição.

Durante o evento, marcado para 21 e 22 de julho em Votuporanga, serão os alunos da rede municipal de ensino que apresentarão suas expectativas sobre o processo de ensino.

A organização exibirá vídeos gravados em parceria com a TV Unifev, com entrevistas de estudantes do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental respondendo à pergunta: "O que você espera do seu professor em sala de aula?"

Os vídeos foram gravados com cerca de 20 estudantes de 10 cidades participantes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação. Um sorteio foi realizado para a escolha dos municípios. A iniciativa é uma das novidades do Seminário, que busca promover a capacitação contínua dos profissionais da educação da Noroeste Paulista, tornando referência na educação básica.

Um dos alunos foi o Pedro César Martins da Silva, de Ouroeste. Para ele, a professora recebe nota 10 por explicar todas as matérias, orientando, inclusive, como fazer as tarefas em casa. Mas, apontou uma melhoria que é preciso ser feita. "Às vezes não dá tempo da professora rever todo o conteúdo antes da prova, o que acaba sendo ruim", falou.

Segundo Silvia Cristina Rodolfo, coordenadora geral do Arranjo e Secretária Municipal da Educação de Votuporanga, esse material ajudará a melhorar ainda mais o trabalho dos educadores em sala de aula. "Nada mais justo do que ouvir dos nossos alunos o que eles querem dos seus professores. Afinal, todos nossos esforços são para que nossos estudantes tenham acesso à educação de qualidade, para a garantia de um futuro melhor", explicou.

O 2º Seminário Internacional de Educação será promovido em Votuporanga, nos dias 21 e 22 de julho, com o tema "Educar para a diversidade". Aproximadamente 1, 2 mil educadores de 48 municípios da região Noroeste Paulista participarão do evento. A programação completa está disponível no site www.senp.com.br.

A organização é do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – ADE Noroeste Paulista; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP Campus Votuporanga; Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA; e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev.

Comentários