Turismo lança guia sobre sustentabilidade

Turismo lança guia sobre sustentabilidade
Publicação orienta empresários sobre a adoção de práticas ambientais, culturais e econômicas nos empreendimentos
Gustavo Henrique Braga
06_06_16_pousadauacari_manaus_danilo_borges2.gif
Pousada Uacari, em Manaus. Crédito: Danilo Borges
 
O Ministério do Turismo lança nesta segunda-feira (6) o Guia Turismo e Sustentabilidade, com objetivo de estimular o trade turístico a adotar práticas sustentáveis e implementar iniciativas simples que ajudam a reduzir custos ou minimizar o impacto social e ambiental dos empreendimentos.
A publicação aborda a definição de conceitos como Turismo Sustentável, além de dar dicas sobre o tema a todos os envolvidos no setor e demais interessados. O documento inclui orientações sobre acessibilidade e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como informações sobre a atuação do Ministério do Turismo nestes temas. 
“À medida que as pessoas obtêm mais conhecimento acerca do tema turismo sustentável, elas podem se tornar agentes multiplicadores de práticas que beneficiem o meio ambiente, as comunidades locais e os destinos”, afirma a coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.
O conteúdo do guia segue critério do Ministério do Turismo que trabalha as relações entre turismo e sustentabilidade com base em quatro princípios do desenvolvimento sustentável, essenciais para o Programa de Regionalização do Turismo:
1) Sustentabilidade ambiental - envolve processos relacionados aos recursos naturais;
2) Sustentabilidade sociocultural - considera a cultura local e os valores morais da comunidade;
3) Sustentabilidade econômica - visa assegurar a distribuição da renda gerada pelo turismo para a população local);
4) Sustentabilidade político-institucional - que visa garantir os compromissos entre os setores público privado e demais atores da sociedade civil.

Comentários