Sonhar

*Flávio Carvalho

Na primeira infância sonhamos que nossos pais são perfeitos. O nosso pai como sendo um super-homem, nossa mãe a mulher ideal. Mas com o passar dos anos constatamos que nossos pais não são perfeitos, são como nós, mentem, sentem dores, choram, são fracos e erram. Nossa primeira desilusão. Sem contarmos com aquela desilusão que sofremos ao nascer, saímos de um lugar seguro que é o útero, para um mundo cheio de atribulações.

Depois sonhamos em ser bombeiros, médicos, policiais, para assim salvar o mundo, curar as pessoas. Mais uma vez nos desiludirmos. Basta ver as condições em que se encontram nossos, médicos, policiais e bombeiros.

Depois, quem consegue entrar numa faculdade, ou que pode pagar uma particular. Sonha em se formar e ganhar muito dinheiro, ser rico. Aquele primeiro sonho de salvar, curar as pessoas já foi abandonado. O sonho agora é o de enriquecer. Mais uma vez nos decepcionamos. Ser formado hoje em dia não é garantia nem de ganhar o mínimo necessário, que o digam, nossos amigos advogados, dentistas, engenheiros, psicólogos….

Sonhamos em encontrar nossa alma gêmea, nos casarmos e vivermos felizes para sempre. Hoje, muitos são os que defendem ser o casamento uma instituição falida. Dizer o "sim" não é mais garantia de que apenas a morte nos separará.

Depois sonhamos com os filhos. Será menino? Será uma menina? As estatísticas nos comprova que está cada vez mais difícil a mulher engravidar, ou seja, cada vez mais o casal têm que buscar ajuda da medicina para engravidarem. E aqueles que conseguem, sonham em dar um futuro melhor do que tiveram para os seus filhos. Inglês, espanhol, violão, piano, ballet, computação, colégio particular, um bom cursinho e a faculdade. Cada vez está mais difícil este sonho. Mais uma desilusão, temos que cortar o máximo disso tudo e fazermos uma poupança de muitos anos se quisermos mandar nossos filhos para uma faculdade de terceira.

Muitos sonham com a formatura dos filhos, outros tantos já abandonaram este sonho. Muitos outros estão sonhando com os netos. Acreditam que vão poder dar para os netos o que não conseguiram dar para os filhos. E por trás a culpa movendo todos estes sentimentos, ou sonhos.

Muitos estão sonhando com a aposentadoria, para poderem afinal descansarem. Mas muitos terão que continuar trabalhando até a morte, pois o aposentado no Brasil mal consegue se manter vivo.

Os que conseguiram realizar os seus sonhos, assim fizeram porque acreditaram neles, não desistiram jamais de sonhar. Muitos são os que estão conseguindo. E o grande segredo ? Continuar a sonhar, sonhar sempre. Acreditar nos sonhos. Os bem sucedidos assim foram, por acreditarem em seus sonhos.

Acreditar desesperadamente nos sonhos. Sonhar é sinônimo de vida e, dependendo do sonho, ela pode vir a ser muito boa. Não deixe seu sonho se transformar num pesadelo.

Sonhar ainda é preciso.


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com


Comentários