Dia do Desafio: Jales versus Táchira, da Venezuela


A pouco menos três meses do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o público brasileiro terá uma oportunidade de mostrar o seu amor ao esporte, mais precisamente no dia 25 de maio, quando ocorre o Dia do Desafio. Coordenado pelo SESC SP no continente americano desde 2000, o evento esportivo chega a sua 22ª edição, mantendo sua proposta de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição saudável entre cidades.

Este ano, o Dia do Desafio contará com o envolvimento de 3.400 cidades (são 1.323 municípios em vinte estados brasileiros), de 19 países, que se enfrentarão num confronto amigável cujo principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da atividade física, além de fortalecer espírito comunitário e a integração social. Desde 2013, a competição faz parte da campanha MOVE Brasil, cuja iniciativa vai no mesmo sentido de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até este ano.

Entre essas milhares de cidade, mais uma vez Jales estará participando do Dia do Desafio, também conhecido como Challenge Day, que estimula a prática de atividades físicas entre a população de diversas cidades do mundo. Jales vai concorrer com a cidade de Táchira, Venezuela.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, mobilizando o maior contingente de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.

No ano passado, Jales enfrentou Tabio, município colombiano e, por 45,78% a 13,23% ganhou a disputa. A mobilização e o empenho da população abraçando a causa foram essenciais para Jales garantir a vitória.

No município, o Dia do Desafio é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, que convida novamente todos os jalesenses, incluindo empresas, comércio, órgãos públicos, escolas municipais e estaduais para participarem desta competição saudável, quebrando as barreiras do sedentarismo

Qualquer tipo de atividade física é válido para a competição. Pode ser apenas 15 minutos, ou mais, de caminhada, ginástica, dança ou qualquer outra ação que coloque o corpo em movimento. Após o término da atividade, é necessário informar o número de participantes e a atividade realizada para que a ação seja contabilizada junto ao número de participantes da cidade. Juntamente com as informações podem ser enviadas fotos para o e-mail da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo em culturaeesportes@jales.sp.gov.br ou pelo WhatsApp (17) 99741-74 03, aos cuidados do educador físico Rangel Dutra.

O resultado da competição sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes. No final, todos serão vencedores, pois adotaram hábitos saudáveis em benefício da qualidade de vida.

Dia do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Comentários