O homem humanista

*Flávio Carvalho

No artigo de João Martins da Silva sobre a visão de Erich Fromm sobre o homem, nos traz interessantes apontamentos sobre o ser humano. Ele demonstra a sua admiração, não somente pela visão que Fromm tem sobre o ser humano, mas ele demonstra também a sua admiração por este ser humano especial que foi Erich Fromm.

Erich Fromm, um cientista social e psicanalista humanista perspicaz que procurou encontrar o denominador comum entre algumas abordagens influentes, apesar de contraditórias.

Segundo Fromm: "A saúde mental se caracteriza pela capacidade de amar e criar, pela libertação dos vínculos incestuosos com o clã e o solo, por uma sensação de identidade baseada no sentimento de si mesmo como o sujeito e o agente das capacidades próprias, pela captação da realidade interior e exterior, isto é, pelo desenvolvimento da objetividade e da razão."

Fromm ressaltou o amor, o trabalho, a cooperação, a arte e a alegria de viver como pilares fundamentais da natureza humana sadia. Para Fromm, a saúde mental dependeria da satisfação das necessidades impostas pelas condições de existência, e o conceito seria o mesmo para os homens de todas as épocas:

E Fromm afirmou, com base em ampla experiência clínica e estudos, que o ser humano se defronta com algumas opções, de cujo equilíbrio depende a sua saúde mental: a) relacionar-se com o outro ou cultivar o narcisismo; b) evoluir pela liberação de suas tendências criadoras ou involuir pela vazão de suas tendências destrutivas; c) assumir a fraternidade ou praticar o incesto; d) optar pela individualidade ou pela conformidade gregária; e) submeter-se à razão ou agir de forma irracional.

Fromm destacou que o homem tem necessidades existenciais, além de ser portador de paixões que se vinculam ao seu caráter por meio de condições neurofisiológicas e sociais. A não satisfação dessas necessidades afetaria a saúde mental e colocaria em risco a paz social, pois, poderia desenvolver desde o homem apático e incapaz de produzir até o homem obstinado pela ideia de produção e poder a qualquer custo, ainda que isso significasse a destruição da vida.

Considero as obras de Erich Fromm como uma das fontes mais sensatas para se refletir sobre a natureza humana universal, bem como sobre as particularidades que moldam o seu caráter. Sua síntese sobre o assunto pode ser encontrada no livro Análise do Homem. Outras obras interessantes, na minha opinião, são: A Arte de Amar e Psicanálise da Sociedade Contemporânea.

De uma maneira geral, toda tentativa de afetar o comportamento humano explora suas necessidades, desejos e emoções de amor e de medo. O detentor do conhecimento sobre a natureza humana pode tornar-se um hábil manipulador, razão pela qual Erich Fromm desconfiava do interesse das empresas por pesquisas comportamentais. Entretanto, a única arma efetiva contra a manipulação é o conhecimento da própria natureza visando ao autocontrole, caso não se queira ser controlado de fora.

A visão de Fromm sobre o ser humano, seus apontamentos e ideias sobre este, se faz viva, através de suas obras e técnicas psicanalíticas contidas naPsicanálise Humanista.

Com tanta violência, corrupção, ódio, constatamos que os pensamentos de Fromm estão mais atuais que nunca, o que falta hoje para a humanidade é AMOR.


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com


Comentários