FOLHAGERAL

da redação


Desde a
eleição de Lula (PT) em 2002, aos poucos o PMDB foi aumentando seu apoio e sua participação durante os oito anos de governo petista. Nas eleições de 2010, o PMDB se rendeu completamente ao petismo: cedeu sua grande estrela – Michel Temer – para servir de vice na chapa de Dilma Rousseff. . A partir daquela ocasião, Dilma Roussef e seu PT são personagens principais. Michel Temer e seu PMDB são coadjuvantes.
No total,
foram 13 anos de servidão peemedebista ao petismo. Agora, ante a catástrofe política que se avizinha, o PMDB está abandonando o barco. Se a presidente Dilma reverter o perigo em relação ao impeachment, a situação poderá ficar insustentável para o PMDB neste ano de eleições municipais. Não vai ter jeito de voltar e pedir bênção.

Apesar de
cada tipo de eleição ser diferente – municipal, regional e nacional – os votos são recolhidos junto à população nos municípios. As articulações e propagandas são dirigidas aos mesmos eleitores em todo o país. O PMDB vai ter que apostar na decadência do PT – com ou sem impeachment – e sair das sombras na direção dos holofotes.
Depois de
20 anos – 1996/2016 – no legislativo jalesense, o vereador Claudir Aranda (PDT) estaria disposto a não mais continuar na política. Revelou que finda a carreira e abre espaço para os mais jovens. Outro vereador, que já decidiu não participar do futuro pleito municipal, é o demista Gilberto Alexandre de Moraes. E andam falando que também outros dois ou três vereadores podem não concorrer à reeleição.
A Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta terça-feira (29 de março) a lista de hospitais que atendem a critérios importantes na aferição do padrão de qualidade da assistência prestada à população. Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos, segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. É a primeira vez que a ANS disponibiliza estas informações sobre os prestadores, oferecendo subsídios para os consumidores acompanharem e avaliarem os serviços.
Como o
nome da Santa Casa de Jales não aparecia em nenhuma das relações (as de Fernandópolis e Votuporanga sim), nossa redação manteve contato com a assessora de imprensa do hospital Caroline Guzzo e recebeu a informação de que a Santa Casa de Jales não possui plano de saúde próprio com metas estabelecidas a serem cumpridas. "Por bem, no planejamento de 2016, o hospital iniciará um processo junto ao CQH Compromisso Com a Qualidade Hospitalar", disse ela.
O vereador
e presidente da Câmara Municipal de Jales, Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho), tem dito aos mais chegados que foi convidado por alguns empresários para encabeçar uma chapa ao pleito de outubro. Bom nome.
Dizem

também que o prefeito Callado deixará para anunciar sua candidatura no apagar das luzes e, claro, com o empréstimo de R$ 8 milhões assinado. Aguardemos.
E falando
de candidaturas, muitos dos prefeitos que vão concorrer à reeleição têm se queixado da falta de recursos para investimentos, principalmente para atender a necessidade de recape asfáltico. Por isso, consideram que o embate será difícil até o dia 9 de outubro.
A Secretaria
de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) anunciou o repasse de R$ 76 mil para a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira do D’Oeste. O recurso será aplicado na aquisição de um veículo para transportar profissionais e de aparelhos de informática, TV, lavadora de roupas, esteiras e bicicletas ergométricas, equipamentos de multimídia e jogos interativos para habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência.
Todos os anos,
o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) atualiza a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Este ano, 12 novas categorias profissionais foram incluídas na CBO, entre elas: agente de combate a endemias, condutor de ambulância, mestre de cerimônias e entrevistador social. Com as novas inclusões, as ocupações reconhecidas pelo MTPS no Brasil chegam a 2,6 mil.
O Partido
Progressista (PP) em Jales estuda a possibilidade de lançamento de candidatos ao pleito de outubro. Segundo a rede social, até nomes para compor a chapa estariam sendo definidos. Outros partidos também já estariam definindo nomes, já que o mês das convenções se aproxima: PV, PT, PSDB, PSD, PMDB, PTB, PPS, PSB. O pleito de outubro em Jales vai estar recheado de postulantes. Isso aumenta as opções de escolha dos eleitores. Quanto ao DEM, há dúvidas do lançamento de pré-candidato.
De acordo
com a Lei Complementar Nº 01/2016, aprovada pelos vereadores, o prefeito Pedro Manoel Callado Moraes vai devolver as portarias que foram revogadas pela ex-prefeita Nice Mistilides sob a justificativa de enxugar a folha de pagamento. O ato causou perdas salariais a vários servidores.
Sobre o
caso, o prefeito Callado disse que: "com o apoio dos vereadores que aprovaram o projeto e do sindicato dos servidores que ajudou a encontrar a melhor forma para solucionar a questão, vamos devolver aos nossos funcionários o que lhes é de direito". E arrematou: "o diálogo respeitoso e o bom senso foram fundamentais para que pudéssemos lograr êxito".
Nesta
segunda-feira, 4 de abril, os vereadores votam parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado - TCESP, favorável a aprovação das contas de 2013 da prefeita Nice Mistilides. Será que os vereadores vão aprovar as contas da ex-prefeita Nice como fizeram com as contas do Município de 2012 do então prefeito Parini e do vice Clóvis Viola rejeitadas pelo TCE-SP?

Comentários