: Santa Casa de Jales realiza primeira cirurgia de cifoplastia


No início do mês de março, no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Jales, foi realizada a primeira cirurgia de cifoplastia e vertebroplastia, utilizando aparelhos de última geração. O procedimento foi executado pelo Dr.º Pery Prado Neto, juntamente com uma equipe de profissionais que comemoraram o excelente resultado.

            A cifoplastia e a vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos utilizados para pacientes que apresentam fratura das vértebras em decorrência da osteoporose ou por tumores. “Com o avanço da idade os nossos ossos vão enfraquecendo gradualmente, fazendo com que se tornem quebradiços. Se não for prevenida ou tratada a osteoporose progride de forma indolor, até que ocorra uma fratura”, destacou Dr.º Pery.

            A cirurgia é feita sob anestesia geral, no qual, uma agulha especial é cuidadosamente inserida no corpo vertebral, ou seja, no local da fratura. O posicionamento desta cânula é acompanhado por meio de imagens de Raio-X em tempo real, chamado de fluoroscopia. Em seguida, após definido o alvo, é insuflado um balão no interior da vértebra e injetado uma pequena quantidade de cimento ósseo. De acordo com o médico, essa técnica tem a capacidade de reduzir até 90 % das dores causadas pela fratura por compressão.

            Essa cirurgia necessita apenas de um dia de internação, podendo assim o paciente retornar rapidamente às atividades diárias, não sendo necessário o uso de gesso ou de aparelhos ortopédicos.

            Segundo o Dr.º Pery, a diferença da cifoplastia e da vertebroplastia, é que na cifoplastia é necessário o uso do balão que é insuflado e no interior aplica-se o cimento ósseo, já na vertebroplastia a aplicação do cimento é feita sem o uso do balão. A tendência mundial é aumentar cada vez mais os procedimentos minimamente invasivos.

Este avanço tecnológico só foi possível ser realizado na Santa Casa de Jales em função das melhorias na estrutura hospitalar como a reforma do Centro Cirúrgico e investimento científico em cursos no exterior e aquisição privada de uma fluoroscopia alemã (Ziehn- vision) que proporciona o tratamento com maior segurança”, finalizou Dr.º Pery Prado.

Comentários