Programa Esporte e Lazer da Cidade é apresentado

 

 O chefe de gabinete Ivan Bertucci, os coordenadores do projeto Rangel Dutra e Élcio Souza, o prefeito Pedro Callado e o secretário de Esportes, Ademir Molina

Agentes sociais, estagiários e demais funcionários das secretarias municipais, envolvidos no projeto
A Prefeitura de Jales realizou nesta quarta-feira, 23 de março, na Associação Casa do Poeta e Escritor, a apresentação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). O programa inicia suas atividades na próxima semana, envolvendo a comunidade de todas as faixas etárias, inclusive pessoas com deficiência física, oferecendo condições para a prática de atividades físicas, culturais e de lazer.

A finalidade do PELC é estimular a convivência social, a socialização em grupo, o bem estar físico e mental, visando garantir que o esporte, a cultura e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.

As atividades vão atender aproximadamente quatrocentas pessoas de todos os bairros, através de oficinas desenvolvidas em núcleos e sub-núcleos. Inicialmente os núcleos serão localizados em três lugares: o Ginásio Municipal de Esportes, Associação dos Servidores Públicos e Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso (CIEVI). Já os sub-núcleos, na Associação Casa do Poeta e Escritor e no Espaço Cidadania, Cultura e Arte (Teatro Municipal de Jales).

As oficinas serão distribuídas ao longo do dia, no período da manhã, tarde e noite, sendo conduzidas por seis agentes sociais, dois coordenadores e oito estagiários de educação-física, todos capacitados para desenvolvê-las e atender ao público.

Entre as atividades oferecidas aos usuários estão esportes recreativos, caminhadas, natação, voleibol, handebol, basquete, futebol, skate, tênis de mesa, judô, karatê, atletismo, malha, xadrez, dama, truco, dominó, música, teatro, artesanato, danças, coreografias, ciranda de leituras, sarau de literatura e poesia, gincanas de redações, teias culturais, dentre outros.

O prefeito Pedro Manoel Callado Moraes presente na apresentação do projeto ressaltou a importância da conquista do programa para a cidade: "O PELC é o primeiro projeto a ser instalado nessa região. É uma grande conquista, pois, efetivamente, está garantindo acesso das pessoas às variadas atividades do esporte, do lazer e da cultura. É motivo de alegria o nosso município ter sido selecionado para receber esta importância iniciativa, graças ao empenho do secretário de Esportes, Ademir Molina".

O PELC é um convênio entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer e o Ministério do Esporte, desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Promoção e Desenvolvimento Social. A vigência do convênio no valor de R$ 251 mil, intermediado pelo deputado federal Fausto Pinato, é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.


Comentários