FOLHAGERAL

da redação


O juiz

Adilson Vagner Balloti, da 5ª Vara da Comarca de Jales, determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens de Aldo José Nunes de Sá, Eunice Mistilides Silva, Renato Luis de Lima Silva, Adriano Lisboa de Domênicis e Roberto Timpurim Berto, solidariamente, no montante de R$ 424.645,71 através dos sistemas BacenJud, RenaJud e Arisp.



A decisão
tem como base uma ação civil do Ministério Público (MP) por ato de improbidade administrativa e integral ressarcimento de prejuízo sofrido pela Casa da Criança. A situação financeira da entidade não era de folga. Com os tais prejuízos, deteriorou.


O Ministério
Público – em seu pedido, que originou o bloqueio de bens dos envolvidos na Exposhow Uva e Mel em 2013 – enfatizou que "a sociedade de Jales foi ofendida em sua dignidade e decoro cívicos pela ex-prefeita Eunice Mistilides e seus secretários, incautos no trato da coisa pública e, especificamente, da Casa da Criança, entidade criada com finalidades filantrópicas, mas que foi abusivamente "usada" pelos réus na desastrosa realização da Exposhow". Uma carga explosiva de chumbo grosso. Salve-se quem puder.


O prefeito
Pedro Callado – na manhã de terça-feira, 1° de março –, juntamente com a nova (recém nomeada) Secretária Municipal da Educação, Liliane Bíscaro Nogueira, fez a entrega de novos uniformes aos motoristas da rede municipal de ensino. Ao todo, foram entregues trinta e oito uniformes: dois para cada motorista.


Callado
falou que "o motorista uniformizado oferece mais tranquilidade e segurança para os alunos e os seus pais, pois facilita a identificação dos mesmos. O meu agradecimento aos nossos motoristas, pela forma eficiente e responsável como realizam tão importante serviço". Está certo, essa turminha alegre e barulhenta merece tratamento de qualidade.


Pelo
que tudo indica, nomes de peso entrarão na política jalesense este ano, principalmente para disputa de vagas na Câmara Municipal. Renovar é sempre muito bom. Infelizmente, acontece que vereadores se acomodam, se limitam a debater política partidária e não fazem o que deveriam fazer de útil naquela Casa Pública. É por isso que os eleitores precisam analisar bem os candidatos, antes de colocar seus votos na urna. O pleito deste ano se aproxima: será em outubro. E depois do voto, tem que fiscalizar os eleitos.


Em janeiro,
entrou nos cofres municipais a importância de R$ 3.346.004,73 referente ao repasse, pelo Governo do Estado, da cota de IPVA pertencente ao município. Dá para pagar dívidas e fazer recape em ruas com tráfego intenso. Só por exemplo, na Rua São Paulo, no Bairro IV Centenário. Os 1.922,43 m2 dessa rua exigiriam um investimento de 4% (ou menos) do valor repassado de IPVA. Uma ninharia.


Aliás,
por falar na Rua São Paulo, o prefeito Callado disse ao diretor deste jornal – numa visita à Folha Noroeste – que aquela rua seria recapeada no seu mandato. Foi uma esperança aos moradores e usuários da rua, quando informados da conversa. O mandato do prefeito Callado vai até o fim do ano. Ele não vai repetir o esquecimento praticado pela anterior administração petista e pelas outras passadas. Tem palavra que gato não come.


O presidente
da Câmara Municipal de Jales, vereador Nivaldo Batista de Oliveira (DEM), promulgou a lei que declarou de Utilidade Pública a CMM Escola de Aviação Civil. A promulgação caberia ao prefeito Callado, que não a fez.


O vereador
Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) explicou ao colunista que a Lei sobre a CMM Escola de Aviação Civil só foi aprovada pelos vereadores porque tiveram a garantia de um assessor do prefeito Callado de que ela não seria vetada. Mas foi o que aconteceu. Então, os vereadores não viram alternativa, senão derrubar o veto integral.


As raposas
lá do botequim da vila, experientes na arte de pensar, agora procuram conectar a política federal com a política municipal. Quem acha que a política federal não tem nada a ver com a política municipal? É só lembrar que a política municipal envolve os 5.570 municípios e que a base eleitoral dos senadores e deputados federais está nos municípios.


Olhando
lá em cima, no planalto central, está o Partido dos Trabalhadores ocupando a Presidência da República e exercendo forte influência no Senado Federal. O problema é que o PT anda com a barra suja. Toda semana tem notícia ruim, da Economia e da Operação Lava Jato. Como é que o PT, em frangalhos, vai entrar na briga eleitoral pelos municípios?


Para complicar
as coisas, as eleições municipais deste ano começam daqui pouco tempo, no mês de julho, com as convenções partidárias para escolha dos candidatos. Os partidos políticos terão que sair se desligar da crise em que estão atolados para refazer suas bases nos municípios.


Os quatro
partidos maiores em número de prefeitos são: (1) PMDB, (2) PSDB, (3) PT e (4) PSD. Nas últimas eleições municipais (em 2012), o PMDB encolheu 18% e o PSDB encolheu 13%; o PT cresceu 11% e o PSD também cresceu 11%. Os partidos PMDB, PSDB e PSD poderão ter sucesso se aproveitarem bem seus recursos humanos, suas verbas de campanha e seus tempos de propaganda. Quanto ao PT, o que será do PT?

Com

a nova configuração daquela que um dia foi o cartão postal da cidade, a praça Euplhy Jalles já não é a mesma. Dilui-se como área de lazer para a famílias. Tudo, segundo os gestores, para atrair visitantes ela vai se transformando numa "praça de alimentação". Estamos a Deus dará, como diz o contribuinte.

Comentários