Jales cai 121 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul

Apenas três municípios entre os 24 da região alcançaram o índice PMVA

Nesta quarta feira, 17 de fevereiro, às 15 horas, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) divulgou o Ranking Ambiental 2015.

Esta é a oitava edição do PMVA, que obteve, desde sua criação em 2007, resultados significativos na gestão ambiental do Estado.

Das 617 cidades que participaram do Programa Município VerdeAzul, apenas três das 24 da região de Jales alcançaram o índice (ver quadro *)

Em 2014, a cidade de Jales atingiu um índice de 74,19, numa escala de 0 a 100 não sendo certificada. Em 2015, a cidade governada pelos tucanos apresentou uma performance ruim perdendo 121 posições no ranking estadual passando da 157ª posição para a 278ª , com um índice de 46,29.

Na região de Jales, novamente a cidade de Santa Fé do Sul foi a melhor classificada com a nota 88,89 ocupando a 30° posição no ranking estadual ganhando um posição em relação ao ano de 2014.

O pior desempenho ficou com a cidade de Dirce Reis que da 109ª caiu para a 486ª alcançando a pior nota ente as 24 cidades da região.

Cabe salientar, que entre os municípios não certificados observou-se a execução de ações ambientais com êxito e 180 cidades apresentaram melhora no desempenho com relação ao ano anterior.

O ciclo contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0.

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas".

Comentários