Governo divulga ranking ambiental 2015

Governo divulga ranking ambiental 2015
 
Evento premia os municípios com melhor gestão ambiental
Na quarta feira, 17.02, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) divulgará, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o Ranking Ambiental 2015.
As 617 cidades, que integram o Programa Município VerdeAzul, terão acesso às notas aplicadas aos seus relatórios de gestão ambiental.  Será a oitava edição do PMVA, que obteve, desde sua criação em 2007, resultados significativos na gestão ambiental do Estado.
Em 2014, a cidade vencedora foi Botucatu, que atingiu uma nota 98,02, numa escala de 0 a 100. Em 2015, 410 cidades participantes apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas.
O Programa
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e  a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Comentários