FOLHAGERAL

da redação


Ainda

não há nada certo, não há nenhuma confirmação. Mas os comentários políticos que rolam soltos em Aspásia é que o município se encaminha para uma eleição com candidatura única a prefeito. Se o candidato for bom, ótimo. Se não for bom...
Haja lenços

para enxugar as lágrimas dos prefeitos, decorrentes da choradeira geral por falta de verbas. A não ser os recursos de emendas parlamentares, é assim como o povo diz: "nadinha". Enquanto a crise política não abrandar, a crise econômica não vai passar. Paciência.
E este ano

teremos as eleições municipais. Seguindo a tradição, os candidatos vão aparecer nas ruas das cidades com a cantilena de promessas, mesmo sabendo das dificuldades que terão – se eleitos – para honrar as palavras empenhadas. Na ambição de chegar ao poder, novamente vão encher de esperanças os eleitores cansados de serem enganados. Alguém duvida?
Segundo

previsão da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas –, conforme estudo feito a pedido do governo estadual, a crise no Estado de São Paulo não vai embora antes de 2018. Isso significa escassez de recursos nos municípios em três anos. Os candidatos a prefeito vão ter que prometer austeridade durante a campanha. E, os eleitos, encarar o desafio.
O governador

Geraldo Alckmin (PSDB) e staff estiveram em Fernandópolis no sábado, 16 de janeiro, fazendo inaugurações. Será que está em campanha, de olho no Palácio do Planalto? Hein? O prefeito Pedro Callado (PSDB) aproveitou para estar lá, cobrar os pedidos que estão nas gavetas dos assessores e apresentar novos pedidos ao governador.
Pedro Callado

voltou esperançoso com a promessa do secretário de Habitação, Rodrigo Garcia, de que ainda este ano haverá assinatura de convênio para construção de casas populares em Jales, em 2017. Nisto o prefeito se confunde com o povo jalesense. Mantém a esperança.
"Estamos

aguardando apenas a ordem de serviço do Estado para o início das obras. Temos o maior interesse em manter essa importante via de acesso em perfeitas condições de tráfego para atendimento às populações das duas cidades e, principalmente, aos produtores agrícolas". Foi o que ressaltou o prefeito Pedro Callado, ao lado do prefeito Roberto Carlos Visoná, durante entrevista na manhã de quinta-feira (21), no Gabinete do Poder Executivo, sobre a recuperação da estrada vicinal Victório Prandi, que liga Jales a Dirce Reis.
Em Jales

começam a ser apontados os prováveis pré-candidatos a prefeito, pois já é ano eleitoral. Estes nomes vão passar pelo crivo de convenções municipais: Clóvis Viola e Riva Rodrigues (ambos PV), Flá Prandi (DEM), Luiz Ferreira Junior ou "Junior da Violada" (PMDB). Há ainda os nomes de José Devanir Rodrigues (PMDB) e Luís Especiato (PT). O PSDB, sem a candidatura de Pedro Callado à reeleição, fica órfão politicamente.
Podem

ainda lançar candidatos: o PTB, o PRB e o PSD. Provavelmente, fechando coligação, o PDT, o Solidariedade, o PSB, o PPS, o PSL, o PSDC, o PC do B, PTN, PSC, PRP. Pode até ser que vire uma salada nutritiva, mas tem que haver coesão de forças e programa de governo.
Desde

dezembro de 2015, os Cartórios de Registro Civil emitem o CPF já na certidão de nascimento. No Estado de São Paulo, até 15 de janeiro de 2016, foram emitidos 32.324 CPF nos registros de nascimento.
A emissão

do CPF – Cadastro de Pessoa Física – a menores de um ano, no Estado de São Paulo, aumentou 166% no primeiro mês em que os Cartórios de Registro Civil passaram a expedir o número no ato do registro de nascimento. Isso vai livrar muita gente de mal-entendidos.
A Agência

Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu na terça-feira (19) a Audiência Pública com objetivo de colher subsídios para aprimorar estudos técnicos, minutas de edital e de contrato, que vão disciplinar as condições em que se dará a concessão do trecho ferroviário entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Três Lagoas (MS). O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal.
Com extensão

de cerca de mil quilômetros, a ferrovia passará por 17 municípios nos estados de Goiás, 03 em Minas Gerais, 11 em São Paulo e 02 em Mato Grosso do Sul. Na nossa região, passará por municípios próximos de Jales, como Fernandópolis, Estrela d‘Oeste e Pontalinda.
Este trecho

é a continuação da Ferrovia Norte-Sul – nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo – que está em fase final de construção pela Valec, empresa pública do governo federal. A chegada ao município de Estrela d’Oeste (SP) permitirá a conexão da Ferrovia Norte-Sul com a ALL Malha Paulista, possibilitando o acesso ao Porto de Santos.
Cerca de

59 milhões de brasileiros começaram o ano na lista de inadimplentes. O número é o maior já registrado, desde que o levantamento passou a ser feito pela Serasa Experian em 2012. O total de dívidas chega a R$ 255 bilhões. Aumento, em relação a janeiro de 2015, quando 54,1 milhões de consumidores começaram o ano no vermelho. Notícia ruim.
Inovação

no trânsito jalesense. Uma sinalização vapt-vupt está sendo demarcada. Isto é Parada Rápida. Pelo menos é o que indica as sinalizações que estão sendo feitas próximas às esquinas A placa indica os dias e tempo que se pode estacionar.
O desembargador

José Renato Nalini do Tribunal de Justiça, que por dois anos escreve artigos neste jornal, foi anunciado nesta sexta-feira pelo governador Alckmin como novo Secretário da Educação

Comentários