FOLHAGERAL

da redação


Por força

de hábito, na semana passada, esta coluna deu o status de vereador ao repórter Osmar Pereira de Rezende, da Nova Cultura AM. Osmar foi vereador atuante por algumas legislaturas, enquanto exercia a sua profissão. Foi bom vereador, como é bom repórter.



O prefeito
Pedro Callado (PSDB) se afasta na primeira semana de fevereiro sem remuneração, logo após os vereadores retornarem do recesso parlamentar. O vereador Nivaldo Batista de Oliveira "Tiquinho" (DEM), reeleito presidente da Câmara Municipal, assumirá o Executivo. O vereador Tiago Abra (SDD) assumirá a Mesa Diretora do Legislativo. Um segundo afastamento do prefeito Callado se dará em julho. Também sem remuneração.


Que o
prefeito Pedro Callado se afastaria do cargo no início desde ano, esta coluna já havia anunciado no ano passado. A notícia inicial era de um afastamento mais longo, em vez de uma semana, como agora é informado. Nisso há uma grande diferença.


Quem deve
estar roendo todas as unhas das mãos é o vereador Rivail Rodrigues Júnior (PSB), que tinha a presidência da Mesa Diretora da Câmara garantida em 2016 – num acordo estabelecido por escrito – mas foi traído na calada da noite e perdeu a eleição. Assim, também perdeu a oportunidade de ser prefeito.


A coisa
está mesmo esquisita lá pelas bandas do Paço Municipal. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente esteve executando serviços de roçagem, manutenção e limpeza em áreas públicas da cidade. Regularmente, são atribuições de competência da divisão de limpeza pública.


Segundo
informações, estas ações da pasta da Agricultura reforçam as ações de prevenção contra possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. É uma explicação plausível, mas que denuncia uma emergência numa situação de crise.


O ex-vereador
André Ricardo Vioto (Macetão), foi condenado pela Justiça a pagar R$ 100 mil a título de danos morais ao Município de Jales, com correção monetária e juros de mora de 1% ao mês, a partir da publicação da sentença.

Foram impostas

também a Macetão as penas de suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 5 anos, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos, e pagamento das custas do processo e de despesas processuais com correção monetária, sendo indevidos honorários advocatícios.


Macetão
é réu em uma ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público e a Câmara Municipal de Jales, por ter dito coisas e coisas com o ex-secretário Aldo José Nunes de Sá, sem saber estava que estava sendo gravado.


Macetão
informou à Coluna que está esperando a notificação da decisão judicial para recorrer da sentença adversa.


De acordo
com o que foi divulgado, vem aí o futebol profissional – sem usar o nome do Clube AtéticoJalesense – para disputa da última série da 2ª Divisão do futebol paulista. Dizem que os responsáveis pela formação da equipe arcarão com a reforma do Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg, além das despesas da equipe.


Era
só o que faltava para o jalesense sofrer um infarto coletivo. Com as ruas da cidade esburacadas prejudicando o bom tráfego de veículos e a administração municipal decidir em investir dinheiro naquele Jurassic Park que a população já aprovou a sua disponibilidade para venda


Nesta
quinta-feira, 14 de janeiro, o prefeito Pedro Callado e o empresário Osvaldo Costa Júnior, estiveram reunidos por muito tempo no gabinete do Executivo. Evidentemente a conversa girou em torno da Facip e uma dívida da Prefeitura com a BX Promotora de Eventos Ltda de R$ 83.724,52 em sentença proferida na 1ª Vara do Fórum da Jales.


A Prefeitura
não teria cumprido uma das cláusulas do contrato de entregar-lhe o Parque deExposições "Juvenal Giraldelli" limpo e com as instalações de energia elétrica, água e esgoto aptas para a realização.


Em entrevista
que foi ao ar nesta sexta-feira (15), o prefeito Callado disse que ficou tudo acertado entre as parte por força de contrato, e a Facip 2016 vai ser realizada como a do próximo ano.


A janela
de transferência, não para os atletas de futebol, mas para os políticos que pretendem mudar de partido e disputar o pleito de outubro, vai até 30 de abril. Esta é uma fase importante para o futuro dos municípios. Os políticos não podem errar sempre, pensando apenas em vencer nas eleições. Precisam pensar em bons planos de trabalho e boas equipes.


O radialista
Osmar Pereira de Rezende, que deixou o PMDB pelo PSDB, instado a se manifestar sobre nova mudança de sigla, já que o seu partido atual não anda politicamente bem, respondeu apenas com uma palavra: não.


Um pequeno
empreendedor da periferia da cidade, falando da situação do custo de vida que não pára de subir, de repente mudou de assunto. Mas foi para reforçar que o dinheiro anda curto. Falou da situação calamitosa da ruas da cidade e arrematou: "Então, o prefeito Callado foi atrás de dinheiro para arrumar nossas ruas, mas parece que voltou de mãos abanando".

Comentários