Educação Continuada da Santa Casa completa um ano

 Conselheiros Suplentes do Coren juntamente com a enfermeira da Educação Continuada, Juliana Cursi, e a enfermeira responsável técnica, Ana Lúcia da Silva

 

Treinamento de novos equipamentos realizado no Centro Cirúrgico
 
Equipe de enfermagem participa das orientações da Comissão de Ética

Você não é o único a se perguntar o que é Educação Continuada e para que serve esse setor no hospital. Pois bem, o departamento é o responsável pela capacitação e reciclagem dos mais de 130 enfermeiros, técnicos e auxiliares do hospital, e recentemente completou um ano de atuação.

  Idealizado pela enfermeira responsável técnica, Ana Lucia da Silva, o objetivo do setor é buscar atualização, aprimoramento do conhecimento e habilidade ao longo da carreira profissional. “A enfermagem é uma profissão que não se limita apenas ao assistencial, mas também à elaboração de protocolos, normas e rotinas das práticas a serem realizadas. E a Educação Continuada vem na conduta de disseminação de ensino e aprendizagem, destinado a atualizar e melhorar a capacitação da enfermagem diante às necessidades assistenciais e burocráticas, bem como, as exigências no âmbito da legislação”, completou Ana Lúcia.
  A frente do setor está a enfermeira, Juliana Cursi, responsável por renovar o conhecimento dos colaboradores da enfermagem e também ser o elo de ligação nos treinamentos de novos equipamentos, como foi realizado na primeira semana de janeiro, no qual a Santa Casa recebeu os novos aparelhos de Anestesias e os Respiradores Mecânicos.
  Outro acontecimento organizado pelo setor foi a palestra motivacional com os Conselheiros Suplentes do COREN-SP, Alessandro C. da Rocha e Ildefonso Márcio O. da Silva, que ministraram durante os dias 13 e 14 de janeiro, orientações para toda equipe da enfermagem, no qual foram informados sobre as funções e competências sobre a Comissão de Ética.
  Para 2016 que está apenas começando, Juliana Cursi, afirma que dará continuidade nos treinamentos com equipamentos, materiais, Procedimentos Operacionais Padrão (POP), afim de, manter a equipe sempre atualizada e dinâmica.
  “Ainda com o foco para este ano, está a propagação do vídeo conferência EDUCASUS, projeto que se desenvolveu para promover informação em caráter assistencial com profissionais da saúde e também administrativo, isso com a parceria do setor de Recursos Humanos da Santa Casa. Salienta-se que o mais importante é sempre buscarmos novas diretrizes, inovações com a competência técnico-científica, dando ênfase na humanização”, finalizou. Por Caroline Guzzo

 

 

Comentários