Caramujos preocupam moradores da rua das Palmeiras

 
Se em algumas cidades o escorpião tem levado medo para muitas pessoas, em Jales moradores da rua das Palmeiras e adjacências tem enfrentado neste período chuvoso uma grande infestação de caramujos africanos (Achatina fulica) que invadem ruas e chegam a invadir as casas. Em outros locais da cidade, os caramujos estão se proliferando causando temor aos moradores.

Segundo os moradores, todos os dias aparecem caramujos pelas ruas e que recolhem e descartam mas eles continuam aparecendo. Uma das principais causadoras da infestação do molusco é a sujeira que predomina em diversos terrenos baldios .

Moradores e comerciantes esperam uma providência da administração municipal através do setor da saúde. Um dos motivos do aparecimento dos caramujos nas ruas, principalmente, deve-se ao fato de algumas residências e alguns pontos comerciais que foram fechados e a falta de limpeza nesses espaços tem facilitado a proliferação dos caramujos, podendo até trazer doenças para a comunidade.

Segundo eles, para amenizar o problema tem se usado o sal como única forma de eliminar o caramujo. Os caramujos são hermafroditas, podendo realizar até cinco posturas por ano, com 50 a 400 ovos por postura. Ativo no inverno, resistente ao frio e à seca, geralmente passa o dia escondido e sai para se alimentar e reproduzir à noite ou, durante e logo após as chuvas.

Se não houver limpeza da sujeira em terrenos baldios, a situação fica propícia para a procriação e proliferação do molusco..

Comentários