Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Profissionais da Santa Casa são homenageados pela Alesp

No Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis, como em todos os hospitais do Brasil, o mês de maio foi marcado pelas comemorações e homenagens aos profissionais de saúde já que, desde 1965, o dia 12 foi escolhido para ser Dia Internacional da Enfermagem, em alusão à data de nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

No estado de São Paulo, o dia 12 também é a data de reconhecer todos os trabalhadores do setor. Desde 2004, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo oficializou a data como como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Já no dia 20, comemora-se em todo Brasil o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi instituída pela Resolução 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem.

O destaque foi a participação da Santa Casa na sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que celebrou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O encontro teve o objetivo de reconhecer os esforços aos profissionais da saúde de todo o estado. Os colaboradores do Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis, foram representados pela auxiliar de faturamento Juliana Satico Ikegami e pela técnica de enfermagem Valéria Isabel Silva Lima.

Os trabalhadores das diversas regiões do estado foram homenageados com a entrega de um troféu que, no formato de um coração, alude tanto à saúde da população, que eles ajudam a promover, quanto à dedicação com que realizam suas tarefas. Eles representam os mais de 650 mil profissionais da saúde que atuam em empresas particulares e entidades filantrópicas de todo o Estado.

Com intervenção de Fausto Pinato, Fernandópolis resgata projeto do Instituto Federal

Uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira, dia 3, em Brasília (DF), foi essencial para reativação do projeto de instalação do Instituto Federal em Fernandópolis. Uma comitiva formada pelo deputado federal Fausto
Pinato (PRB-SP), juntamente com a prefeita Ana Bim, vereadores André Pessuto e Gustavo Pinato representando a Câmara Municipal e pelo presidente da Associação de Amigos, Jesiel Macedo, participaram de uma audiência no Ministério da Educação.
Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo secretário executivo LuizCláudio Costa, onde o deputado Pinato se propôs a colocar no orçamento da União uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para reforma do antigo prédio da Cozinha Piloto, onde será instalado o Instituto Federal em Fernandópolis, área essa doada pela Prefeitura.
Para o deputado, a doação de uma área nobre com aprovação em massa da Câmara de vereadores e a reunião no Ministério da Educação, foram os principais pontos para que a instalação do Instituto tivesse continuidade.
A destinação de recursos para esse empreendimento garantiu que a cidade de Fernandópolis não perdesse essa unidade.


ETEC presente na Feira Hospitalar em São Paulo


Com o objetivo de promover aos alunos oportunidades diferenciadas de aprendizagem e também ampliar a visão sobre o mercado de trabalho, as professoras do curso Técnico em Enfermagem da escola “Dr. José Luiz Viana Coutinho” - ETEC, Alessandra Floriano, Débora Foschi e Josiani Tozzo, organizaram uma viagem para a Feira Hospitalar em São Paulo, que é considerada o maior evento de saúde das américas. Na ocasião, puderam conhecer as novas tecnologias, produtos inovadores e equipamentos sofisticados, com fornecedores de todo o mundo, além de participarem de palestras e fóruns sobre diferentes temas. 
A feira funciona como um portfólio dinâmico e qualificado, demonstrando o que as indústrias nacionais e internacionais oferecem a hospitais e demais estabelecimentos de saúde. De acordo com as professoras, “é necessário oferecer oportunidades para os alunos, e todos demonstraram muito entusiasmo, interesse e motivação ao se depararem com as tendências mais importantes do setor da saúde, além de ampliarem a visão quanto as oportunidades que existem na futura carreira profissional.”

 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Colaboradores da Santa Casa recebem vacina contra gripe


Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde aproximadamente 315 funcionários da Santa Casa receberam a vacina contra gripe. A ação de prevenção ocorreu na quarta-feira, 03 de maio, no Centro de Estudos do hospital.
A Campanha Nacional de Vacinação promovido pelo SUS e o Ministério da Saúde, teve inicio no dia 04 de maio e foram prorrogados até a última sexta-feira, 05 de junho. A meta do governo era vacinar 80% dos cerca de 49,6 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo. Receberam a vacina crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também foram vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais.
Para a enfermeira responsável técnica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é essencial os colaboradores receber esta imunização. “A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe, é uma ferramenta capaz de impactar positivamente na saúde do trabalhador, prevenindo a possibilidade de repasse da doença e a melhoria na qualidade de vida”.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, à orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Albarelo Ribeiro Oliveira, explicou que a vacina não causa gripe. “Estamos em um período em que as pessoas estão mais propícias ao contato com o vírus, se caso a pessoa ficar com a gripe, é porque ela já estava com algum tipo vírus. O objetivo da vacinação é diminuir complicações, internações e óbitos, principalmente de idosos e crianças.”
A transmissão dos vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz, por isso a importância de higienizar as mãos com frequência.

 

 

NASF de Urânia finaliza o 5º grupo de Gestante “Amar é Cuidar”


O NASF-2 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Urânia encerrou as atividades do Grupo de Gestante “Amar é Cuidar”, nesta terça-feira, 26 de maio. O grupo contou com a participação de 12 gestantes.

No decorrer das atividades foram abordados temas como: formação do bebê; a importância do pré-natal; medicamentos na gestação; alimentação, saúde bucal e exercícios para a mãe e o bebê; preparo do seio para a amamentação; tipos de parto; banho e umbigo; depressão pós-parto; autoestima e os papéis desempenhados pela mulher e a importância do brincar. Todos os encontros foram ministrados por profissionais de saúde tais como: Enfermeiras, Psicólogas, Farmacêuticos, Fisioterapeuta, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Dentista e Médica Pediatra.  Seu período de duração foi de 17 de março a 25 de maio.

O objetivo do grupo de gestante é orientar e capacitar mulheres em desenvolvimento da gestação, buscando melhor qualidade de vida à mãe, ao feto e ao bebê, através das palestras e da troca de experiência de vida de cada uma.

Os grupos desenvolvidos pela equipe do NASF-2 de Urânia são orientados pela Psicóloga Ludimila da Silva Perencini Meneses, Terapeuta Ocupacional Naiara Cristina Pereira Frederico, Farmacêutica Beatriz Rozan Fazzio e a Nutricionista Regiane Osti. Onde semanalmente são desenvolvidos grupos como: Saúde Mental com mulheres, Atividade Física com apoio de Fisioterapeuta, Acompanhamento dos Grupos de Hipertensos e Diabéticos, Lar dos Velhinhos, Grupo de crianças nas escolas, Campanhas periódicas, além de orientação e acompanhamento nas  Unidades Básicas de Saúde do município.

BOA COLHEITA NO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS



O Estado de Goiás é considerado o quarto maior produtor de soja do Brasil, mas este ano devido às condições climáticas, a safra 2014/2015 não conseguiu atingir a meta do ano anterior. Segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) a colheita chegou a 8,5 milhões de toneladas, queda de 3,6% em relação às toneladas colhidas na safra 2013/20014, números que afetam o agricultor e a exportação.

Uma área não muito explorada vem se destacando com suas altas produtividades no plantio de soja, a região Norte de Goiás e Vale do Araguaia. O desempenho da produtividade se deve pelo fato destas regiões não terem sofrido tanto com as condições climáticas e investiram em um bom manejo, sendo que o Sudoeste goiano, maior produtor do Estado foi bastante afetado com a falta de chuva no início do plantio e excesso na colheita.

Para o agrônomo, Plinio Fernandes Costa, consultor técnico da empresa Fertigeo, produtores destas regiões começaram a investir no solo para produções agrícolas, antes utilizadas somente para pastagem. "Dentre várias regiões do Brasil o estado de Goiás foi o mais afetado com a seca no
início deste ano. A estiagem e as altas temperaturas no mês de janeiro prejudicou a fase de enchimento dos grãos da cultura, outro fator agravante foi o excesso de chuvas durante a colheita, fazendo com que os grãos tenham uma qualidade inferior da desejada para a comercialização.
Mesmo com as dificuldades o manejo do solo nos municípios do Norte e Vale do Araguaia puderam responder bem aos aspectos ocasionados pela oscilação climática, favorecendo assim no plantio de grãos ", afirma.

Produtores do Norte podem ter em média um rendimento de 48,13 sacas por hectare, sendo que o Vale do Araguaia o rendimento chega a 46,44 sacas por hectare. "É preciso ressaltar que os agricultores dessas regiões estão intensificando no manejo de correção do solo, adubação, nutrição da cultura e dos sistemas de produção. Esta etapa é primordial para se obter bons resultados nas lavouras, outro ponto importante é a capacitação dos agricultores, o uso de bons derivados que combatem pragas e investimentos em tecnologias", disse Plinio.

Pensando no próximo plantio, agricultores dessas regiões já iniciam o manejo do solo. Para isso, a recomposição do solo se faz necessária, sendo que o período frio e seco não favorece a agricultura. "Muitos agricultores estão investindo em ferramentas de produtividade, lembrando que neste período depois de colher a soja o melhor é fazer a reciclagem de nutrientes e incremento de rentabilidade com o plantio do capim brachiaria ruziziensis. O município de Nova Crixás, região do Vale do Araguaia aprovou essa ideia, pois ela é conhecida também como a região do boi. Além disso, o plantio do capim ajuda a combater pragas, preservar a umidade do solo e redução dos custos financeiros para a
próxima safra", ressalta o consultor.
Sobre a Fertigeo - Fundada em 2005 no município de Edéia (GO), a fim de atender na área
de assessoria agronômica um pequeno grupo de nove produtores da localidade. Oferece serviços de levantamento de solo, pesquisas e assessoria agronômica a produtores de diversas regiões de Goiás e do Brasil. Com as mudanças agrícolas, houve uma demanda para a melhoria na prestação de serviços em consultoria, mais presente na propriedade rural e afinada com as mais recentes tecnologias disponíveis. Pensando nesse novo processo, a empresa atende as necessidades de seus clientes, pois a
agricultura é a força que move nosso país.

PF de Jales prende homem em Paranapuã/SP por tráfico de drogas


Ele foi preso em razão da sua participação na apreensão de 20kg de cocaína em 27/05 na SP 320
Policiais federais de Jales prenderam, na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, um indivíduo residente na cidade de Paranapuã, região de Jales, em razão de um mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça Estadual de Fernandópolis. O mandado de prisão foi expedido após representação da PF de Jales, pois, de acordo com as investigações, ele faz parte do grupo criminoso que foi surpreendido no dia 27/05, na SP 320, entre os municípios de Estrela d’Oeste e Fernandópolis, transportando 20 kg de cocaína em um veículo que era transportado por um guincho. A droga seria entregue em Mirassol para ser comercializada em São José do Rio Preto.
A.T.O.S., vulgo “Parrudo”, 32 anos, autônomo, residente em Paranapuã, é natural de Cáceres-MT. De acordo com as investigações, ele estaria dando apoio a traficantes que utilizam a rodovia SP 320 como rota do tráfico, além de comercializar parte do entorpecente na região de Jales. O veículo utilizado para transportar os 20kg de cocaína apreendidos foi negociado por ele em uma concessionária de São José do Rio Preto. As investigações também indicaram que ele dava apoio logístico na região aos comparsas.
O preso será indiciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. Ele será ouvido pelo Delegado Federal Haroldo Barcos Burghetti, responsável pelas investigações, e posteriormente será encaminhado à cadeia pública de Jales onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

REFLEXÕES TEMPLO DE BONDADE, por Adelvair David


 
Sois artífices do vosso próprio destino, asseveram os espíritos venerandos.
É importante ancorar os sentimentos em porto seguro para que a vida tenha sentido e se possa experimentar paz, mesmo em meio as modificações a que todos devem se adaptar no curso da existência.
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, encontramos os dizeres dos nobres benfeitores: “porque lamentais as calamidades que vós mesmos amontoastes sobre vossas cabeças? ”. Cabe somente ao homem ser feliz ou não. Nem sempre a causa do sofrimento está na atual existência, mas com certeza está dentro de cada um, pois que, ninguém transgride a lei de amor, sem que, em algum tempo, nesta ou noutra existência, seja chamado às contas pela consciência.
É preciso que o espírito humano erga um templo íntimo consagrado a bondade. Que o bem seja constante e insistentemente praticado, para que lhe surja uma nova natureza, impedindo-o de fazer o mal em qualquer grau que seja. Não há um pensamento, uma atitude, uma ação, um desejo que fique sem registro profundo na intimidade do espírito. Por isso asseverou o mestre e Senhor Jesus: “aquele que olhar para uma mulher e deseja-la já cometeu adultério para com ela”. É preciso ver nesta afirmativa além do sentido literal, mas de forma geral, onde o Cristo utilizando esta ideia nos fala do mal até por pensamento, sob qualquer aspecto. Se pensamos em prejudicar alguém, já o prejudicamos; se desejamos coisas ruins para os outros, já fizemos a estes; se tramamos e maquinamos coisas ilícitas, já as realizamos. É claro que se é mais culpado pelo mal praticado do que pensado, porém, é necessário vigiar as suas nascentes, no pensamento.
Praticar o bem é pensar, desejar, movimentar forças na direção do bem. Ser resignado, probo, consciencioso, dócil, afetivo são formas de se corrigir a má natureza, substituindo-a por uma melhor, que certamente conduzirá a pessoa a experimentar um estado de alegria íntima, pelo simples fato de cultivá-las em seu coração, onde certamente habita o criador.
Bom lembrar então, que sendo de sua responsabilidade, o homem deve construir uma vida cheia de nobreza, sem deslizes propositais, onde o seu futuro será a colheita da prática do bem que o seu coração já conquistou, tendo se transformado então, na sua própria virtude, ou seja, um homem de bem, para nunca mais se corromper. 
NA LEVEZA DA BONDADE DEVE VIAJAR O CORAÇÃO, RUMO A VERDADEIRA FELICIDADE.

Adelvair David   www.addavid.bogspot.com

Polícia Militar Ambiental realiza Operação “CORPUS CHRISTI”

O Comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental divulga que entre os dias 4 e 7 de JUNHO de 2015, será desencadeada a Operação Corpus Christi, com o objetivo do incremento da fiscalização dos atos de caça e de pesca, bem como do transporte de produtos advindos dessas atividades, com potencialização da visibilidade do policiamento ambiental, seja nas ações embarcadas ou desembarcadas.
No dia 4 de junho comemora-se o feriado nacional de “Corpus Christi”, sendo cediço que nos finais de semanas prolongados por feriados, a presença de pescadores amadores, embarcados e desembarcados é maior, principalmente nos mananciais existentes na área de atuação da Unidade, considerada a “região dos grandes lagos”, motivo pelo qual será intensificado as ações de policiamento ostensivo nas atividades de preservação da ordem pública e de proteção ao meio ambiente com enfoque na prevenção e repressão de infrações ligadas à ictiofauna e caça de animais silvestres e prevenção do cometimento de delitos praticados nesse período, em especial furto e roubo, salvaguardando as pessoas de seu patrimônio e de sua integridade física.
Serão utilizados cerca de 331 Policiais Militares Ambientais distribuídos em 117 viaturas/patrulhas terrestres e 37 embarcações e contará ainda com o apoio das Bases de Rádio Patrulhamento Aéreo para sobrevoo das áreas indicadas.
DOUGLAS VIEIRA MACHADO
Tenente Coronel PM Comandante

Trabalho da Elektro é novamente questionado pelos vereadores

Jaqueline Zambon

Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior, apresentaram na Sessão Ordinária de segunda-feira, 1º de junho, o Requerimento nº 83/2015, que requereu do Poder Executivo informações sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente junto à Elektro, visando a poda dos galhos das árvores que atingem a rede de transmissão de energia elétrica.
O documento considerou a visível falta de poda dos galhos de árvores, de responsabilidade da Elektro – Eletricidade e Serviços S/A, empresa concessionária pela distribuição de energia elétrica em Jales, situação que coloca em perigo os moradores, além do potencial risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica devido à queda de galhos. Além disso, foi levado em conta que, apesar de já acionada pela Câmara Municipal de Jales, a Elektro não tomou nenhuma iniciativa para regularizar a poda de árvores.
Desta feita, o Poder Executivo deverá responder quais providências foram tomadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente junto à Elektro, para que esta providencie a poda das árvores, de sua responsabilidade, e que atingem a rede de transmissão de energia elétrica no caso de já ter acionado a Elektro sobre tal responsabilidade e esta não tenha tomado as providências necessárias, que atitude tomará agora a Secretaria supracitada.
Após o recebimento do requerimento, o Poder Executivo conta com o prazo de 15 (quinze) dias úteis para enviar as respostas ao Poder Legislativo. As respostas dos requerimentos estão a disposição para consulta no site oficial do Poder Legislativo.

Conexão Saúde Jales

Na manhã da quinta -feira 28/05, houve o segundo encontro do grupo Conexão Saúde de Jales e coube ao Gerente Administrativo do Hospital de Câncer de Barretos - Unidade III Jales, Roger Dib apresentar a Instituição e explicar como funciona o fluxo de encaminhamentos entre os serviços de Saúde.

A reunião do grupo aconteceu no Hospital de Câncer, e contou com presença de representantes da Santa Casa de Jales, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), AME Jales, e representantes do CONSIRJ e a responsável do SAMU. Após a apresentação foram discutidos meios de como atender o paciente com câncer de forma adequada em todas as unidades da saúde de Jales além de esclarecer o que e como devem ser encaminhados estes pacientes. Na opinião do Dr. Luiz Henrique, Coordenador Médico do AME Jales, "Esta é a grande oportunidade para se alinhar os Serviços de Saúde Públicos oferecidos por Jales que, tem grande responsabilidade regional".

Segundo Dr. André Silveira, Diretor Clínico do Hospital de Câncer, "Esta proximidade nos ajudará a qualificar os serviços com foco exclusivamente no benefício ao paciente". A próxima reunião será realizada no AME Jales e será no dia 25/06/2015 , a pauta definida para a próxima reunião é a Definição de um modelo de encaminhamentos (protocolo) entre todos os serviços de saúde.

O PAPA FRANCISCO EM SARAIEVO


D. Demétrio Valentini

Neste final de semana o Papa Francisco faz uma rápida visita a Saraievo, cidade situada na República da Bósnia Herzegovina, na região dos Bálcãs, na antiga Iugoslávia.
A primeira reação suscitada por esta notícia, vem em forma de pergunta: “O que vai fazer o Papa em Saraievo?”
È só conferir a história, que a resposta chega de imediato. Basta recordar que em Saraievo, a 30 de junho de 1914, foi assassinado o Príncipe Francisco Ferdinando, fato que desencadeou a primeira guerra mundial. 
A guerra começou em Saraievo.  Será que a paz pode passar agora por Saraievo?
É a aposta que faz o Papa Francisco, diante de uma Europa envolta em profunda crise, não só econômica, mas sobretudo étnica e cultural.
Saraievo se tornou símbolo da tentativa de uma convivência pacífica, capaz de integrar a diversidade de povos e culturas que marcam o continente europeu, e que se acentuam na região dos Bálcãs, fronteira história e geográfica entre a Europa Ocidental e Oriental.
Ao desmoronar a antiga Iugoslávia, em sequência ao desmoronamento da União Soviética, foram reconstituídas as anteriores identidades nacionais, resultando nas diversas repúblicas que compõem agora o mosaico político daquela região, profundamente marcada pela diversidade étnica, cultural e religiosa.
Emergiram então a Eslovênia, a Croácia, a Sérvia, a Bósnia Herzegovina, o Montenegro, a Macedônia, ao lado da Albânia que sempre se manteve autônoma ao longo das últimas escaramuças históricas.
Na verdade, por sua marca histórica, e por sua composição étnica, Saraievo permanece símbolo da necessidade de entendimento e de convivência pacífica, não só entre os países da Europa, mas do mundo todo. A população de Saraievo é composta de Bósnios (77%), Sérvios (12%) e de Croatas (7,5%).
Junto com esta diversidade étnica, Saraievo também se caracteriza pela diversidade religiosa, convivendo pacificamente ortodoxos, católicos e muçulmanos.
O Papa Francisco vem demonstrando uma sabedoria política muito refinada. Ele escolhe bem os lugares simbólicos, onde sua presença pode transmitir uma mensagem de paz, e um compromisso com a justiça.
Foi assim que ele visitou, por exemplo, a pequena ilha de Lampedusa, situada entre a Itália e o norte da África, ponto estratégico da travessia dos migrantes africanos que tentam ingressar na Europa. Lá ele colocou com ênfase o drama humano das situações de extrema pobreza, que forçam as migrações em direção aos países ricos.
As viagens para a Coréia, para a Palestina, para Istambul, também se explicam pelos mesmos motivos.
Lá onde o assassinato do Princípe Francisco desencadeou a primeira guerra mundial, chega agora o Papa Francisco, com sua proposta de convivência pacífica, e de abertura para a colaboração, superando as viciadas posturas de inúteis confrontos, que só desgastam e prejudicam os mais fracos.
O Papa vai a Saraievo. Mas de lá ele aponta para o mundo, necessitado de um novo entendimento global, que as guerras não são capazes de realizar.     
Saraievo não é só na Bósnia Herzegovina.  É também no mundo globalizado em que vivemos, para o qual o Papa Francisco propõe a “globalização da solidariedade”, para banir de vez as guerras fratricidas, que ainda causam milhões de vítimas neste mundo tão necessitado de paz.

Basquete de Jales conquista nova vitória na Liga Regional


Em jogo válido pela 6ª rodada da V Copa Monte Líbano/Libask de Basquetebol, disputada na cidade de São José do Rio Preto, na sede do Clube Monte Líbano, a equipe de Jales entrou em quadra neste último domingo, 31 de maio, e obteve mais um resultado positivo.
O adversário era a equipe do Pool Help/Rio Preto, que não teve forças para enfrentar em patamar de igualdade a equipe jalesense, sucumbindo à disputa por uma diferença de 33 pontos no placar.
A partida teve início com ambas as equipes se estudando bastante, buscando forte marcação em suas defesas e, por este motivo, forçando erros do ataque adversário, o que resultou em um placar baixo para o 1º quarto, tendo a equipe de Jales anotado 10 pontos e permitindo que o adversário convertesse 07 pontos.
O 2º quarto começou com a equipe jalesense impondo um ritmo melhor de ataque, convertendo mais cestas e, na defesa, continuou imprimindo forte marcação, o que resultou em um placar de 20x08 para Jales, fechando, portanto, o primeiro tempo da partida em 30 x 15.
O terceiro quarto começou com uma marcação ainda mais forte das duas equipes, o que gerou muitos erros de ambos ataques e um placar bastante baixo: 07x06 em favor de Jales.
No último quarto, a equipe de Jales conseguiu impor sua superioridade em quadra e desestabilizou por completo a equipe adversária. De forma bastante contundente, construiu um placar a seu favor de 24x07, fazendo com que, através da forte defesa imposta durante todo o jogo, o adversário conseguisse anotar a menor pontuação até então registrada na competição: Jales fechou a partida em 61x28.
Pela equipe de Jales jogaram e pontuaram: Fernando Manfrin(08), Henrique Martin, Júlio Aldrigue(02), Vilter Moraes, Oswaldo Santos(03), Renato Silva(11), Oswaldo Júnior(07), Rafael Peixoto(12), Flávio Diamantino(02), Fábio Galan(06) e Tiago Dan(10).
Com a vitória, a equipe de Jales subiu uma posição na tabela de classificação e agora ocupa o 6º lugar da competição, com uma campanha que soma 03 vitórias e 03 derrotas (das quais duas delas a equipe deixou escapar nos minutos finais), somando 9 pontos conquistados.
O próximo confronto da equipe será no dia 14 de junho, às 10h30, contra a equipe de Mirassol.

 

 

Deputado Enio Tatto quer cria rBanco de Remédio em São Paulo

O Estado de São Paulo poderá ter um Banco de Remédio. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 889/2015, do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT). Segundo ele, o objetivo do Banco é formar estoque proveniente de doações de pessoas físicas e jurídica e deve funcionar em local apropriado. “Os remédios doados devem estar em bom estado de conservação, com bula, e dentro do prazo de validade”, acrescenta.
A formação dos estoques, classificação, verificação do conteúdo e do prazo de validade, de acordo com o PL, deverão ser desempenhados por profissionais das áreas médica ou farmacêutica do quadro da Secretaria Estadual de Saúde. Os medicamentos doados deverão ser controlados por meio de seus nomes genéricos (substância ativa).  Já os estoques, relacionados e atualizados todas as semanas para possibilitar consultas via fax-símile e e-mail, além de uma listagem impressa disponível no próprio Banco de Remédio.
O PL prevê ainda que o Poder Executivo determinará os polos em que serão instaladas as unidades do Banco de Remédios, observando o fluxo de pessoas que transitam por esses locais. Caberá ao próprio Poder Executivo estadual incentivar campanhas de doações de remédios para formar os estoques.
 “É sabido que o valor de medicamento no país é relativamente alto. Isto é um agravante para aqueles que, de alguma maneira, necessitam de remédio que não é oferecido pelo SUS e não possuem recursos para obtê-lo, a menos que retire de outra despesa mensal”, justifica Enio Tatto. Para ele, “ao pensar nesse público e na quantidade de medicamentos que não é consumida em sua totalidade, o Projeto de Lei busca equilibrar esse quadro”.

O Banco de Remédio, conforme Enio Tatto, tem por finalidade contribuir, por meio de política social, no combate às doenças e na manutenção da vida. "O propósito, ainda, é otimizar os recursos existentes e estruturar uma rede social para atuar na captação de remédios, desde que sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dentro do prazo de validade” ”, conclui o parlamentar.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Kátia Abreu: Plano Agrícola e Pecuário não é só para os produtores, é para todo o país

Ministra fez a afirmação durante cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff

 
Brasília (2/6/2015) - "O plano, em si, não é só para os produtores rurais, é para todo o país. Com ele, produziremos alimento de qualidade e com preços justos para a população. Tivemos hoje um aumento de 20% nos recursos e isso é que é importante", disse a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ao discursar durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. A presidenta Dilma Rousseff também participou da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto.Com o Plano Agrícola e Pecuário, o governo federal está disponibilizando R$ 187,7 bilhões para apoiar a produção agropecuária. Do total, R$ 149,5 bilhões são destinados às operações de custeio e comercialização e R$ 38,2 bilhões aos programas de investimento. Durante a cerimônia, Kátia Abreu destacou ainda que, nos próximos 10 anos, a safra agrícola brasileira aumentará em 50 milhões de toneladas e a produção de carnes (bovina, suína e de aves), em 8 milhões de toneladas. O Brasil, assinalou ela, alcançará esse desempenho "sem qualquer pressão sobre recursos naturais, como terra e água". A ministra também enalteceu o "gesto de humildade e grandeza" do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao negociar com a pasta da Agricultura os valores do Plano Agrícola 2015/2016. "O último ministro da Fazenda a entrar no Ministério da Agricultura foi Delfim Netto, porque era ministro das duas pastas. Fica aqui nosso agradecimento a Joaquim Levy por este gesto de grandeza, humildade e reconhecimento da importância do nosso setor. "Kátia Abreu ressaltou ainda que os ajustes propostos pelo governo para reequilibrar as contas públicas e reduzir gastos não são somente cortes. "Significam também aumento nos investimentos", declarou.Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma Rousseff disse que investir na agropecuária é um ótimo negócio para o Brasil, pois a produção gera mais alimentos, mais exportações, mais empregos e riquezas para o país. "Produzimos a verdadeira riqueza, aquela que alimenta a população mundial. Vamos continuar a fazê-lo e reforçamos com este Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016, que é uma parceria do governo com o setor. E, assim, damos as condições para que o produtor possa atuar com mais produtividade".




Santa Casa de Votuporanga realiza 3 captações de córneas em um dia

Média dos primeiros meses do ano foram de cinco doações e apenas em 
maio, foram 10
A CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Votuporanga realizou no dia 28 de maio, três captações de córneas. O número é expressivo e é o resultado do trabalho que a Comissão vem realizando na conscientização dos colaboradores e familiares de pacientes sobre a importância do gesto. Aliás, a média dos primeiros meses do ano foram de cinco doações e apenas em maio, foram 10. As córneas foram encaminhadas para a OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos) do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que faz o direcionamento dos órgãos de acordo com as necessidades da região. A DPO-SJRP também auxilia nos treinamentos da equipe da Comissão da Santa Casa de Votuporanga, no alinhamento do fluxo, visto que o processo de captação exige agilidade e promove a ligação com a rede Nacional de Transplantes. "Três captações em único dia representam um resultado positivo do trabalho da Comissão e do incentivo que a Instituição tem feito. Estamos percebendo também que os famílias têm sido mais solícitos para a doação, o que pode representar uma melhoria da conscientização através do trabalho de divulgação da problemática, pois é essencial que o desejo de doação seja feito ainda em vida", destaca a coordenadora de enfermagem da CIHT, Kelly Almeida. A coordenadora médica, Dra. Bernadete Campos Barth, destaca a necessidade da doação. "A importância vai além do que conseguimos imaginar, porque mais de uma vida está sendo beneficiada com esse ato. Ressalto ainda a doação da família, que é um verdadeiro gesto de amor, pois em um momento de dor, pensou no próximo e se prontificou a ajudar." O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, parabeniza o comprometimento da CIHT. "A Comissão vem realizando um trabalho de abordagem fundamental para esse processo de captação, é uma tarefa árdua e que apresenta um gesto nobre de amor ao próximo. Aproveito para agradecer também as famílias dos doadores, mesmo em um momento de dor, vocês pensaram no próximo, o sim de vocês deu uma nova chance para os pacientes transplantados." Habilitada desde 2012 para a realização de captação de órgãos, a Comissão completou em 2015 três anos de serviço. O primeiro procedimento foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2012 e a partir disso, mais pessoas foram sensibilizadas a doar e salvar vidas. No dois primeiros anos foram 141 entrevistas com 55 captações de córneas, enquanto em 2014 foram 67 entrevistas com 31 captações. Além disso, a Comissão promoveu no dia 1º de fevereiro de 2015 a primeira captação de múltiplos órgãos. A doação incluiu as córneas, rins e fígado. A Comissão conta ainda com a Dra. Lara Galvani Greghi e Dra. Ligia Duarte Tellis, os enfermeiros Bruno Chiqueto e Michele Ferreira e os técnicos de enfermagem Arthur Garcia, Alexandre Tresso e Wilson Poloni. Aliás, as médicas envolvidas integra
m a Comissão desde o seu início.
m a Comissão desde o seu início.

Modelo cearense no Bella da Semana

 Estreia nesta quarta-feira, 03 de junho, a segunda parte do ensaio da cearense Alana Alexandrino no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).
Nascida em Fortaleza e moradora da cidade de São Paulo, Alana divide a carreira de modelo com a faculdade de Direito.
Para manter tudo em cima, ela vai à academia todos os dias e segue uma alimentação restrita. ‘O mais difícil da minha carreira é, sem dúvidas, respeitar a dieta!’

As fotos são de Roberto Salgado.

Secretário Rodrigo Garcia, da Habitação, recebe o presidente da AMA

Rodrigo é convidado para Congresso de Municípios do Noroeste Paulista


O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, recebeu nesta terça-feira (2/6) o prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais, o Jura, presidente da AMA - Associação dos Municípios da Araraquarense. Ele veio pedir o apoio e convidar o secretário para participar do IX Congresso de Municípios do Noroeste Paulista (organizado pela AMA), que acontece em setembro, em Votuporanga, na região de São José do Rio Preto.

Jura pediu o apoio da Secretaria e convidou o secretário para participar tanto da abertura quanto do encerramento do evento. "A sua participação é de suma importância, Rodrigo. Você sempre ajudou Nova Aliança e os municípios da nossa região", afirmou o prefeito.

O secretário e Jura também conversaram sobre a crise financeira que afeta o País e reflete diretamente nas administrações municipais. Segundo Rodrigo, a crise deve se estender até 2016. "As coisas só vão começar a melhorar em 2017", falou o secretário. "O discurso hoje é esse, Rodrigo: município que não está quebrado vai quebrar", lamentou o prefeito.

PF de Jales/SP prende empresário foragido da Operação Vulpino


Ele era procurado desde a deflagração da Operação que investiga desvios de aproximadamente R$ 10 milhões de reais da Fundação Educacional de Fernandópolis/SP

A Polícia Federal de Jales prendeu ontem, (01), um homem que estava foragido desde a deflagração da Operação Vulpino, que investiga desvios de mais de R$ 10 milhões de reais da Fundação Educacional de Fernandópolis – (FEF).

E. J. O., 45 anos, empresário em Francisco Beltrão (PR) e presidente da ABRACI (Associação Brasileira de Assistência ao Cidadão), sediada em Curitiba-PR, recebeu recursos provenientes de negociação fraudulenta entre a direção da FEF, a ABRACI e uma Usina de cana-de-açúcar de Maceió-AL.

À época dos fatos, títulos de crédito da Usina foram adquiridos pela FEF por intermédio da ABRACI. Os títulos seriam utilizados para serem abatidos em dívidas da Fundação Educacional com a Receita Federal. Mesmo sem confirmar a validade dos títulos, os valores foram pagos antecipadamente pela FEF. Posteriormente, a Receita Federal verificou que os títulos não tinham valor contábil e, por esta razão, multas e juros foram adicionados à dívida. Somente nesta fraude, a FEF teve um prejuízo de mais de R$ 3 milhões.

Na ocasião de sua prisão, o empresário confessou que ficou com “apenas” R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) do total recebido e que o restante foi repassado a outros envolvidos no golpe. Segundo o investigado, o ex-prefeito de Fernandópolis, L.V. e o assessor jurídico da FEF à época e presidente da Fundação posteriormente, P.S.N., presos na deflagração da Operação Vulpino, viajaram para Curitiba-PR, Brasília-DF e Maceió-AL à época dos fatos, para concretizar a negociação dos títulos “podres”.

Atualmente, a Fundação Educacional está sendo administrada por equipe multidisciplinar indicada pelo Poder Judiciário para organizar as finanças e, também, identificar outros possíveis desvios ocorridos nas duas últimas administrações.

Após ser ouvido pelo Delegado Federal Cristiano Pádua da Silva, que preside as investigações, o preso foi encaminhado até a Cadeia de Jales onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual de Fernandópolis.

Ribeirão Preto é um dos municípios do estado de SP com maior preço médio de combustíveis

Editado pela primeira vez, Boletim Combustíveis do Ceper/Fundace analisou o preço médio da gasolina e etanol nos principais municípios paulistas; Franca, Presidente Prudente e São José do Rio Preto aparecem na lista das cidades mais caras


Ribeirão Preto é um dos municípios que tem o combustível mais caro do estado de São Paulo. A constatação é do Boletim Combustíveis do Ceper/Fundace, editado pela primeira vez com base nos dados de preço coletados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A ANP realiza uma pesquisa semanal de preços em postos de combustíveis dentro de uma amostra que compreende de 650 municípios em todo o Brasil, sendo 117 só no estado de São Paulo. Na lista de municípios paulistas com maior preço aparecem ainda Franca, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

De acordo com os dados do Boletim, o último reajuste da gasolina, em fevereiro, elevou os preços aos patamares que estavam no início de 2012, sendo que em Ribeirão Preto os preços atingiram um patamar real ainda maior, igualando àqueles do início de 2011.

A forte mudança nos preços decorrente dos reajustes aplicados no começo de 2015 deve-se, sobretudo, ao aumento do PIS/COFINS, que elevou o preço da gasolina em cerca de R$ 0,22 nas refinarias, impactando quase no mesmo montante o consumidor final. O aumento da gasolina também impactou o preço do etanol, segundo os pesquisadores, em virtude da concorrência e da situação difícil das empresas do setor sucroalcooleiro.

Dentre os 229 postos pesquisados no município de Ribeirão Preto em fevereiro de 2015, o preço médio da gasolina ficou em R$ 3,344, um dos mais elevados no Estado. Já no caso do etanol, os preços ficaram na faixa de R$ 2,250. "Apesar da região de Ribeirão Preto possuir muitas usinas e canaviais, isso não impediu o etanol de sofrer forte aumento real de 11,2% em fevereiro", avalia Luciano Nakabashi, um dos coordenadores do estudo.

Margem de lucro dos postos – Comparando os preços de compra do combustível junto às distribuidoras e o preço de venda para os consumidores, o aumento foi considerável: R$ 0,10 por litro em Fevereiro em relação à margem média de Janeiro tanto para gasolina como para o etanol. "Embora pareçam pequenos, esses aumentos representam, em média, uma elevação da ordem de 23,0% e 31,3%, respectivamente, na margem de lucro desses combustíveis", ressalta o pesquisador.

Os locais com os preços mais elevados (Ribeirão Preto, S.J. do Rio Preto, Franca e Presidente Prudente) são também os municípios com maior margem média aplicada sobre os combustíveis.

O Boletim aponta ainda que, embora as margens da gasolina tenham sofrido um forte aumento em Fevereiro, elas já retornaram ao patamar pré-aumento de Janeiro/15. O mesmo padrão não ocorreu com o etanol: apesar de alguma redução entre Março e Abril, as margens para o etanol continuam R$0,10 acima dos valores praticados em Janeiro/15.

Evolução de preços – O estudo também traça uma evolução da razão de preços Etanol/Gasolina desde 2011. A razão média varia em torno de 65% a 75%. A sazonalidade presente nas séries coincide com os aumentos de preço e períodos de safra da cana-de-açúcar já mencionados.

Além disso, a pressão política para manter o preço da gasolina num patamar artificialmente mais baixo antes de 2014/2015 – com isenções de impostos e reajustes menores de preço – contribuiu igualmente para que os preços do Etanol se mantivessem em patamares reduzidos, gerando dificuldades adicionais para o setor usineiro e o setor canavieiro.

O estudo pode ser acessado na íntegra no site da Fundace: http://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201505_00129.pdf

Os pesquisadores estarão disponíveis para entrevistas nesta segunda-feira (01/06).

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Operação da Polícia Civil prende 24 pessoas e desarticula quadrilhas de roubo de carga

 
O secretário disse que o combate ao roubo de carga é absoluta prioridade da SSP (foto Celina de Oliveira)


O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, parabenizou a Polícia Civil pela prisão de 24 integrantes de quadrilhas de roubo de carga que agiam na Grande São Paulo e Capital. A ação é resultado de um trabalho de seis meses de investigações, que continuam. Ao todo, foram recuperados 16 caminhões e apreendidas diversas armas.

"O investimento muito forte na inteligência e em pessoal vem mostrando resultado, como essa belíssima operação", disse o secretário. "Quero parabenizar todos os policiais aqui presentes, delegados, investigadores, escrivães, agentes policiais, que mostram como a polícia está animada e trabalhando".

Durante entrevista coletiva sobre a operação, Moraes afirmou que o combate ao roubo de carga é "absoluta prioridade da Secretaria da Segurança Pública" e que existem dois tipos desta modalidade de crime. O primeiro, segundo ele, é o ocasional, de oportunidade, que ocorre principalmente na Capital.

O segundo tipo é o de quadrilha, de organização criminosa, que representa 8,2%. Por isso, de acordo com o secretário, a Polícia Civil fez um trabalho de levantamento de roubos de carga ocorridos nos últimos 10 anos para basear as grandes operações. "Hoje ficou demonstrado mais uma vez que esse é o caminho correto, de paciência, investigação, inteligência policial e troca de informações", disse Moraes.

Ao todo, mais de 200 policiais das delegacias da região de Mogi conseguiram prender 23 homens e uma mulher que faziam parte de quatro quadrilhas. A maioria possui antecedentes criminais, inclusive por receptação de carga. As prisões foram realizadas em Guarulhos e em bairros das zonas leste e sul da Capital. Entre os detidos, estão dois proprietários de desmanches de veículos.

O bando tinha ligações com criminosos em Piauí. Um dos receptadores do estado nordestino já foi identificado e está sendo procurado.

Segundo o delegado responsável pelo Núcleo de Investigações de Roubo de Carga da Seccional de Mogi, Alexandre Batalha, ao longo das investigações foi possível identificar 28 roubos realizados pela quadrilha. O delegado contou que em cada roubo, os criminosos arrecadavam cerca de R$ 50 mil, o que se permite calcular o valor de mais de R$ 1 milhão roubado pelas quadrilhas.

Durante seis meses de monitoramento para "estudar as quadrilhas", os policiais identificaram 38 integrantes dos bandos que agiam de forma conjunta. Foram expedidos 99 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão.

"Os caminhões foram localizados pela nossa equipe, contando com o apoio de policiais da Capital e do Demacro [Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo], assim foi possível essa grande apreensão", explicou Batalha.

Foram apreendidas uma carabina, uma pistola de brinquedo, um revólver de calibre 38, um equipamento bloqueador de sinal rastreador e um veículo com sirenes e luzes, simulando uma viatura.

Alexandre de Moraes destacou, ainda, que no último quadrimestre houve recorde de produtividade policial, com o maior número de prisões desde 2001 - aumento de 6,84%. O secretário afirmou que as ocorrências de roubo de carga irão diminuir.


Reforço de efetivo e investimentos
O secretário também comentou sobre o reforço no efetivo das polícias Civil e Militar. Ele lembrou que dos 2.614 novos policiais militares formados na quarta-feira (27/5), 98 foram enviados para Mogi das Cruzes.


Além disso, entre policiais já em formação e outros que serão contratados por meio de concursos públicos em andamento, o secretário disse que até o final de 2016 haverá 14 mil novos policiais militares.

A Polícia Civil receberá 129 delegados, que já fizeram os exames médico e psicotécnico e vão fazer o teste físico. "Também serão chamados os escrivães, investigadores e agentes policiais remanescentes [de outros concursos]".

De acordo com o secretário, o fortalecimento material das polícias também está sendo realizado com a compra de 900 viaturas e armamento moderno. "Vamos investir mais de R$ 60 milhões na troca de rádios analógicos para rádios digitais para a Polícia Civil da região do Demacro, Decap [Departamento de Polícia Judiciária da Capital], Santos e Campinas", finalizou.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Jean Francisco e Michelle Docio são eleitos Mister e Musa do Rodeio São Paulo 2015

O casal irá representar o estado na disputa pelo título nacional
 
No último dia 27, o Lucena Bar, na capital paulista, foi palco da final que elegeu o casal mais belo dos rodeios do Estado de São Paulo. Com oito rapazes ao título e sete garotas, a passarela do tradicional bar noturno de São Paulo teve uma grande noite country com apresentação de Ricardo Salviani. Foram eleitos Jean Francisco e Michelle Docio.
Os participantes desfilaram em traje de banho e depois em traje country. Foram eleitos três finalistas em cada categoria que participaram da prova de comunicação respondendo a uma pergunta. Após isso, os jurados, Nandho Brandão - famoso Hair Stylist, Francine Piaia - ex-BBB9, Roni Mazon - ex-BBB14 e Mister Rodeio Rondônia 2012, Tatielle Polyana - ex BBB14, e a missóloga e jornalista Graziele Raposo, elegeram o casal vencedor com somatória de notas.
Os eleitos ganharam um book completo, um final de semana na Pousada Pé na Areia com direito a acompanhante, além de um ensaio exclusivo para a marca Celeiro Country. A musa ainda ganhou um tratamento estético da Clinica Lauritzen. Foi realizado também um sorteio de uma bolsa de estudos oferecido pela Escola de inglês Up Time aos que compareceram ao evento.
Jean e Michelle concorrerão ao título de Mister Rodeio Brasil e Musa do Rodeio Nacional 2015 entre os dias 9 e 11 de julho, em Barretos (SP).
O certame foi realizado pela Insight Models Agency em parceria com o Lucena Bar e MF Comunicação & Eventos, que é a promotora do Concurso Nacional. Os apoiadores foram o Empório Benevides, Agência Move IT e o Banner Já. O patrocínio ficou por conta da Up Time, Celeiro Country, Clínica Lauritzen e Pousada Pé na Areia. foto: Wagner Luiz – Lucena Bar

Sérgio Reis quer obrigar empresas de transporte público a colocar monitores para atender idosos


As empresas que fazem o transporte de passageiros por via aérea, terrestre, marítima ou fluvial poderão ser obrigadas a manter funcionários treinados para auxiliar o idoso nos procedimentos de embarque e desembarque. É o que prevê o Projeto de Lei n. 1386/2015, de autoria do deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP), foto,  que altera o Estatuto do Idoso.

 O objetivo da proposta, segundo ele, é assegurar às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos a prioridade e a segurança ao embarcar e desembarcar de um veículo do sistema de transporte coletivo. “Hoje o que a gente vê por aí é muito desrespeito para com os idosos, principalmente no transporte público das grandes cidades. Na verdade, os idosos são constrangidos diariamente. E isso ocorre quando um motorista não para no ponto para pegar o idoso, quando um idoso vai subir a escada do ônibus com extrema dificuldade e não recebe auxílio algum por parte da empresa, e em várias outras situações”, relata Sérgio Reis.

 Prestes a completar 75 anos, o deputado afirma que tem presenciado várias situações de desrespeito e constrangimento aos idosos também nos aeroportos. Ele cita como exemplo o caso recente de uma senhora que se encontrava sozinha no Aeroporto de Guarulhos e não sabia como acessar o portão de embarque. Ao pedir informações a um atendente da companhia aérea, ela foi tratada com frieza e indiferença, e precisou recorrer à ajuda de outros passageiros.

 “É lamentável ver esse tipo de coisa acontecer no Brasil. A pessoa idosa não tem a mesma capacidade de compreensão de um jovem, e acaba enfrentando dificuldades, às vezes por não ouvir direito um aviso, por não compreender um determinado procedimento ou simplesmente por dificuldade de se locomover, o que é mais comum. Em todos esses casos, a presença de um monitor treinado é imprescindível. Isto sim é reconhecer e garantir os direitos dos idosos, conforme está escrito no estatuto”, argumenta Sérgio Reis.

 
O Projeto de Lei 1386/2015 é o primeiro apresentado na Câmara pelo deputado republicano, que elegeu a saúde e a questão dos idosos como suas principais bandeiras no Parlamento. Atualmente, encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família aguardando a designação de relator.

 

______________________________________________

Claudivan Santiago – Assessor de Imprensa

Santa Casa de Votuporanga recebe 100 jogos de lençóis do Bazar do Bem

Peças serão utilizadas nas alas A e B, atendendo uma necessidade da entidade, oferecendo mais qualidade e conforto aos pacientes/ O Bazar do Bem fez mais um repasse à Santa Casa de Votuporanga. Na tarde dessa segunda-feira, dia 1º de junho, as voluntárias entregaram ao provedor do Hospital, Valmir Antônio Dornelas, 100 jogos de lençóis. As doações foram adquiridas por meio da comercialização de produtos que é feita em prol ao SUS – Sistema Único de Saúde da Instituição.

As peças serão utilizadas nas alas A e B, atendendo uma necessidade da entidade. "Poderemos assim oferecer um acolhimento ainda melhor aos pacientes SUS, com mais conforto, agilizando as internações", destaca a supervisora de Hotelaria e membro do Grupo de Humanização, Carla Cândido, que participou da entrega junto com o nutricionista e também membro do Grupo de Humanização, João Carlos Bragato. A coordenadora do Bazar, Daisy Góes Liévana, ressaltou a contribuição da comunidade. "O nosso povo é solidário, é maravilhoso.

As voluntárias estão desde o início trabalhando com dedicação em prol a essa entidade, fico contente de presenciar esse esforço, carinho e amor pela causa." Voluntária do Bazar, Sirlei Zanelato, citou a alegria de presenciar mais essa doação. "É uma satisfação muito grande ajudar esse Hospital, que é um exemplo e saber ainda do apoio de cada voluntária, da Diretoria e Grupo de Humanização. Estamos no início de uma grande caminhada, pois esse trabalho não pode parar." O provedor Valmir Antônio Dornelas agradeceu a doação das voluntárias.

"Se não fosse o auxílio do Bazar, não poderíamos estar adquirindo esses produtos, por isso, em nome de toda a Diretoria, parabenizo esse gesto humano em prol dos nossos pacientes, quem fica internado reconhece a necessidade de lençóis novos, poltronas novas e confortáveis, entre outras melhorias que essas voluntárias vem trazendo para a entidade. Nosso muito obrigado." O Bazar comercializa produtos novos e também usados, que são captados por meio de doações. Toda a renda é destinada para o Grupo de Humanização do Hospital, que busca maneiras de oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes do SUS. É possível encontrar toalhas, guardanapos, roupas, produtos de higiene, artesanato, brinquedos, entre outros itens, há preços populares.

O prédio está localizado no cruzamento da avenida da Saudade com a rua Minas Gerais e funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no setor de Captação de Recursos, no telefone (17) 3405 9139.

Inscrições abertas no concurso público para os quatro campi da UFSCar

Interessados podem se inscrever até o dia 10 de junho e conferir o edital em www.concursos.ufscar.br

Está aberto até o dia 10 de junho o período de inscrições para concurso público de nível superior e intermediário para provimento de cargos de técnico-administrativos em educação para os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Para o Campus São Carlos da Universidade há vagas de administrador, engenheiro civil, nutricionista, técnico em artes gráficas, em mecânica, telefonia e tradutor e intérprete de linguagem de sinais. Para o Campus Araras da Universidade há vagas para técnico em laboratório de física e técnico em agropecuária (produção vegetal).

Já para o Campus Sorocaba há vagas para engenheiro elétrico e auxiliar de enfermagem. No Campus Lagoa do Sino há vagas para engenheiro mecânico, médico clínico geral, pedagogo, psicólogo, zootecnista e técnicos para os laboratórios ambiental, de biologia, de física e química. Vagas também foram abertas para técnico em agropecuária (produção vegetal e animal), técnico em alimentos e laticínios e técnico em enfermagem.

O concurso será realizado na modalidade de provas e títulos. A primeira fase será composta por uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. Os candidatos farão a prova objetiva no Campus para o qual estarão concorrendo.

A segunda fase será composta por análise de documentação comprobatória de formação e experiência profissional correspondente a cada cargo. Ainda haverá prova prática para os cargos de técnico de laboratório de física, técnico em mecânica, intérprete de linguagem de sinais, pedagogo e psicólogo.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente via Internet, por meio do site www.concursos.ufscar.br, no qual está disponível o Edital com mais informações.

Governador Alckmin autoriza pavimentação de 3 km da Estrada 37 e sorteia 52 casas em Aspásia

Deputado Carlão Pignatari acompanhou o evento ao lado do prefeito Calango
O governador do Estado Geraldo Alckmin autorizou a pavimentação de três dos 6,6 quilômetros da Estrada Municipal 37 em Aspásia, em evento realizado na cidade na última sexta-feira (dia 29/05). Na oportunidade, o governador sorteou 52 casas para famílias inscritas no programa de habitação da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada Tucana na Assembleia Legislativa, acompanhou todo o evento, que contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, o prefeito Josué Eduardo de Assunção (Calango), o vice-prefeito Edes Pretes, vereadores e ex-prefeitos da cidade, prefeitos da região, entre outras lideranças.

Do total das moradias, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% aos idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. As demais são sorteadas entre a população em geral, sendo uma unidade destinada a pessoas que vivem sozinhas.

As moradias possuem 56,67 m² e são viabilizadas por meio de parceria entre a CDHU, que repassa os recursos e supervisiona as obras, e as prefeituras dos municípios, responsáveis por doar os terrenos e administrar a construção. As famílias inscritas possuem renda entre um e três salários mínimos. Para ter direito a uma das casas, a pessoa não pode possuir imóvel ou financiamento habitacional. As casas serão entregues no segundo semestre deste ano.

Na oportunidade, o prefeito Calango apresentou algumas reivindicações, reforçadas pelo deputado Carlão Pignatari, porém priorizou a pavimentação da Estrada Municipal 37, que liga Aspásia a Santa Fé do Sul, uma importante via para o escoamento da produção agrícola e também o caminho mais curto para que a população possa ter acesso a Santa Fé do Sul. O governador Geraldo Alckmin autorizou a pavimentação de praticamente metade da Estrada, três quilômetros, e prometeu que o restante, 3,6 quilômetros serão feitos numa segunda etapa.

"A pavimentação dessa estrada será de grande importância para os moradores de Aspásia, que poderão ter um canal de acesso asfaltado para Santa Fé do Sul. Também vai facilitar para os veículos que levam as pessoas em busca de tratamento médico, escolas e comércio", explicou o deputado Carlão Pignatari.

Carlão ainda comentou que "o governo de São Paulo, mesmo com tantas dificuldades por que passa o País, vem construindo casas para a população de baixa renda e que precisa de moradia", finalizou.