Unidade III de Jales busca parceiros em prol a Casa de Apoio Padre André

 
Na terça-feira, 15 de dezembro, a equipe executora (foto)
 de projetos do Hospital de Câncer de Barretos - Unidade III Jales, sob a responsabilidade do administrador Roger Mauro Dib esteve reunida com a imprensa para explicar o projeto "Adote uma Causa", em prol da Casa de Apoio Padre André.

O hospital, além do foco principal que é a saúde do paciente tratada com amor e humanização, também se preocupa com a assistência social a eles e seus familiares disponibilizando alojamento durante todo o período de tratamento.

O alojamento antigo foi montado dentro da própria estrutura do hospital, onde ficava a casa do antigo caseiro que foi reformada e adaptada para as necessidades dos pacientes em torno de 20 pessoas e, segundo foi explicado rapidamente ficou pequena "e o hospital passou a ter gastos com hotéis para hospedar os pacientes que se adequavam ao perfil social".

Em parceira com a AMACOR (Aprenda a Amar seu irmão com toda a tua alma e todo o teu coração) foi cedido o espaço e a Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer mobiliou e estruturou todo o novo alojamento com a abertura de mais 20 vagas, ficando então com 38 vagas.

"Com o crescimento do hospital (da Unidade III de Jales) esta estrutura também ficou pequena e voltamos a ter novos gastos com hotéis e, apresentando os custos para a diretoria, e decidimos então expandir o alojamento Padre André, e trabalhamos nas buscas de recursos para essa ampliação e houve a parceira da Diocese, AVCC de Jales, AVCC de Urânia, Amigos de Palmeira d´Oeste e muitas outras colaborações", explicou a equipe executora.

Na sexta-feira, 06 de março deste ano, foi reinaugurado o alojamento com capacidade para 70 pessoas, com vestiário, refeitório, área de serviço, varanda e projetos de lazer e terapia ocupacional, que levou o nome do padre André Bortolameotti, figura importante na história do Hospital.

Segundo a equipe executora de projetos da Unidade III Jales, a estrutura do hospital hoje, está suficiente para a demanda do hospital que conta ainda com casas de apoio de diversos municípios que hospedam pacientes de suas cidades "aliviando a estrutura do hospital e deixando o paciente mais próximo do tratamento oncológico".

São casas de apoio em Jales: - Birigui (SP) 10 vagas; Valparaiso (SP) 10 vagas; Araçatuba (SP) 10 vagas; Itajá (GO) casa própria AVCC com 21 vagas; Santa Vitória (MG) 8 vagas; Amacor 20 vagas e Hotel Primus e Palace Hotel 70 vagas.

Na Casa de Apoio Padre André são oferecidas cinco refeições diárias, equipe multidisciplinar em várias áreas: aulas de xadrez; café da manhã ás quartas-feiras com a equipe multidisciplinar e comemorando uma vez por mês os aniversariantes do mês e projeto Dudalina (quintas-feiras à tarde toda - Patechwork com tecido linha e máquina toda doada pela empresa Dudalina).

O projeto "Adote uma Causa" acolhendo a Casa de Apoio Padre André tem por objetivo acolher, como próprio nome já diz, os pacientes que ficam na Casa de Apoio nos finais de semana que, infelizmente, ficam impossibilitados de retornar para suas cidades e fica com suas famílias em suas casas devido a distância, é que você seja mais um parceiro a participar com os demais que já estão envolvidos neste projeto humanizado.

Os parceiros tem um papel fundamental dentro do projeto como cuidar do alojamento nos finais de semana, onde os pacientes ficam sozinhos e longe da família. Aos sábados algumas atrações saudáveis são realizadas para distrair com música, bingo e café da tarde. Já aos domingos é servido o almoço e bingo.

O nível de importância do projeto é fazer com que os pacientes se sintam mais acolhidos, e possam distrair com a presença das entidades, para que com isso o fim de semana posse mais rápido e eles não sintam tanta falta de casa e da família.

Gerar mais satisfação e equilíbrio mental para o paciente que está no alojamento, dando-lhe forças para encarar o longo tratamento oncológico são os objetivos e resultados desejados.

Cada fim de semana uma entidade ficará responsável pelo alojamento na parte da alimentação e entretenimento. São parceiros do hospital no projeto: AVCC, Lions Clube, Rotary Clube de Jales, Rotary Clube de Jales Grandes Lagos, Loja Maçônica Coronel Balthazar, Loja Maçônica Terceiro Milênio, Voluntários Do Bem de Palmeira D´Oeste e Hospital de Câncer de Barretos - Unidade III Jales

Comentários