Jovens Senadores 2015 chegam a Brasília


Já estão em Brasília os 27 jovens senadores de 2015 e seus professores orientadores para participar do Projeto do Senado Federal no período de 16 a 20 de novembro.
Todos os participantes terão uma agenda cheia de atividades começando com uma reunião de boas-vindas na segunda-feira com a presença do Secretário-Geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, da Diretora-Geral, Ilana Trombka, e do Consultor-Geral do Senado, Paulo Mohn. Nesse primeiro momento, os alunos e professores recebem as primeiras informações sobre o projeto e também como serão desenvolvidos os trabalhos no Senado Federal.
Nesta terça-feira, 17 de novembro, será realizada a solenidade de Posse dos Jovens Senadores e eleição da Mesa Jovem no Plenário do Senado Federal, a partir das 11h. O evento terá a participação de vários parlamentares, entre eles o Presidente do Conselho do Jovem Senador, Senador Eduardo Amorim (PSC/SE), e da Vice-Presidente, Senadora Fátima Bezerra (PT/RN).
Os alunos fazem a eleição para a escolha dos estudantes que irão ocupar os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Mesa Jovem. Todos os jovens senadores podem se candidatar e os três escolhidos terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos do Jovem Senador 2015.
Depois de constituída a Mesa Jovem, os trabalhos legislativos têm início, sempre acompanhados pela equipe da Consultoria Legislativa do Senado Federal. Os alunos são divididos em comissões e todas as atividades são orientadas de modo que os jovens senadores possam atuar como se senadores fossem, apresentando proposições, discutindo o formato legal e defendendo seus pontos de vista.
Os trabalhos são encerrados na sexta-feira, com a discussão final no Plenário do Senado Federal de todas as propostas apresentados durante os trabalhos do Jovem Senador 2015. As proposições dos alunos têm a tramitação iniciada como Sugestão, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, após aprovação na CDH, poderão tramitar como projeto de lei do Senado Federal.
Desde a sua primeira edição em 2011, os 108 Jovens Senadores que passaram por aqui já apresentaram 39 sugestões legislativas e 34 estão em tramitação. A maior parte das proposições trata de temas da área de Educação e Meio Ambiente. Duas delas foram aprovadas no Senado Federal e já estão na Câmara dos Deputados desde novembro de 2014; o PLS nº 467/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incumbir o sistema de ensino a identificar os estudantes de baixo rendimento e prover-lhes plano de recuperação e o PLS nº185/2012, que assegura a presença de professores devidamente qualificados nas redes públicas de ensino. Os projetos estão especialmente voltados para solucionar os problemas que os próprios alunos enfrentam em sua rotina de estudante, na relação com a escola, com os profissionais da área e com a qualificação profissional para inserção futura no mercado de trabalho.
A lista completa dos vencedores do Jovem Senador 2015 está divulgada no site
www.senado.gov.br/jovemsenador. Os 27 estudantes do ensino médio das escolas públicas, um de cada unidade da Federação, foram selecionados por meio do 8º Concurso de Redação do Senado Federal. Mais de 5 mil professores atuaram como orientadores e mais de 200 mil estudantes em todo o país escreveram redações com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
Jovem Senadora Lana Lima Oliveira, de Jales, aluna da Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, tendo como professor Silvio Luiz Lofego, classificada com a
redação: "A política nos tempos das redes sociais", representando o Estado de São Paulo.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comentários