Atleta de Foz conduzirá a Tocha Olímpica Rio 2016

H2FOZ – Douglas Furiattidouglas@h2foz.com.br

A atleta Victória Nieradka, da equipe de atletismo de Foz do Iguaçu, terá o privilégio de representar a Região Sul do Brasil no revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que percorrerá o país com a proposta de fazer a população entrar no clima da maior competição esportiva do planeta, a Olimpíada, marcada para o período de 5 a 21 de agosto na “Cidade Maravilhosa”.

Victória foi indicada por um dos patrocinadores olímpicos, a Coca-Cola, durante a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, que está sendo realizada em Londrina até dia 21 de novembro. “Foi uma surpresa saber que fui indicada para conduzir a tocha olímpica. Espero poder honrar essa oportunidade, continuar dando o meu melhor no esporte e, quem sabe um dia, disputar também os Jogos Olímpicos”, disse.


“Foi uma surpresa saber que fui indicada para conduzir a tocha olímpica", afrima Victória

Além dela, pelo Sul, outros três atletas e um professor que participam da competição foram indicados pela marca como condutores. Da Região Norte, Pedro Henrique Nunes, de Manaus (AM), também do atletismo, foi o escolhido. Pelo Nordeste, o professor e técnico de judô de Maceió (AL) Ricardo Sérgio; do Centro-Oeste, a judoca Luiza Alves, de Goiás; e do Sudeste, o nadador de Saquarema (RJ) Lucas Gomes.

Ao lado deles, outros nomes foram selecionados pela patrocinadora após a etapa de Fortaleza dos mesmos jogos, realizada em setembro. O critério de nomeação segue o conceito “Isso é Ouro”, criado para identificar pessoas que inspiraram e incentivam outras, ratificando um compromisso da empresa de deixar um legado de vida para além dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Coca-Cola é patrocinadora dos Jogos Escolares da Juventude, do Revezamento da Tocha Olímpica e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O revezamento
A Olimpíada do Rio de Janeiro será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, devendo reunir mais de dez mil atletas de 206 países em 42 modalidades. Foz do Iguaçu poderá entrar antecipadamente no clima do evento durante a passagem da tocha olímpica pela cidade.

O trajeto e as datas do revezamento do símbolo dos jogos serão divulgados no início do próximo ano pelo Comitê Rio 2016, mas a Terra das Cataratas já está confirmada no roteiro. No Paraná, a tocha também passará por Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Pato Branco e Cascavel. Ao todo, serão 500 cidades. Dessas, 300 receberão o revezamento; as demais assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

Antes de chegar ao Brasil, o fogo olímpico será aceso em Olímpia, na Grécia (onde nasceram os jogos), no dia 21 de abril de 2016. Percorrerá o país e será entregue em solo brasileiro seis dias depois. Por aqui, o revezamento da chama começará em 3 de maio, no Distrito Federal, e terminará com o acendimento da pira no Maracanã no dia 5 de agosto.

A proposta do Comitê Rio 2016 é que a tocha seja vista pelo maior número possível de brasileiros. Segundo os organizadores, 12 mil pessoas terão a oportunidade de conduzir o símbolo olímpico por 200 metros. O revezamento será realizado ao longo de 20 mil quilômetros por via terrestre e de
dez mil milhas aéreas.

Se você tiver interesse em participar, cadastre-se em http://www.rio2016.com/tochaolimpica/
 

Comentários