Resignação é amor sem pesares

por Adelvair David

Existem situações na vida que pedem muito mais do que habilidades para se sair bem delas.

É preciso analisar as coisas com profundidade, deixar a superfície das conveniências e aprofundar a sonda moral para examinar como se está reagindo.

Vamos falar aqui apenas no aspecto moral, e não nas questões materiais da existência; das que envolvem as relações de homem para homem neste mundo.

Tudo que tende a rebaixa-lo "atiça-lhe" o orgulho, este tirano do espírito, que não aceita nada que o diminua, muito menos nas questões da calúnia, da difamação, da desconsideração, da mentira e do deboche.

É preciso o exercício da resignação para combatê-lo. Não se pode confundi-la com a apatia, muito menos com o ato de cruzar os braços para deixar as coisas acontecerem, mas sim de colocar a razão a serviço do coração e o coração a serviço da razão, fazendo-se o melhor para prosseguir com a própria vida sem se importar com os esbarrões perniciosos do malfeitor.

É bom lembrar que alguém pode eleger-se como inimigo de outrem, sem que este o aceite como seu inimigo no coração e, assim procedendo, ficará imune à sua maldade, protegendo o ouvido e o coração das palavras ardidas que só queimam quem lhes dá guarida.

Há os que publicam coisas jocosas desejando ferir, outros ainda que espalham boatos, buscam alguém que julgam importante para a sua causa sem causa, desconhecendo que, façam o que fizerem só conseguirão fazer mal a si mesmos, porque ao conduzir a leviandade acabam por decepcionar-se consigo mesmos, infelicitando-se.

Disse Jesus de Nazaré: "Mas se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E, na saída, sacudam o pó das suas sandálias[...]".

Ofereceu Ele, então, o ensinamento de que ninguém deve carregar a negatividade de ninguém; ao contrário ofereça ao seu portador paciência, compreensão e perdão.

RESIGNA-TE. É DOCE A SOLIDÃO DE QUEM RECUA PARA CONTINUAR AMANDO SEM PESARES.

Comentários