Professora da Unijales participa de Congressos em países da Europa



A professora do curso de Educação Física da Unijales Viviane Kawano Dias (foto), aluna do Doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP de Rio Claro, esteve entre os dias 01 a 18 de setembro na Europa, participando de Congressos Científicos e visitas técnicas, a fim de conhecer importantes Universidades da área em Portugal, analisar perspectivas futuras de cooperação técnico-científicas com essas instituições e, ainda, divulgar as pesquisas realizadas dentro do Projeto « Gestão da informação sobre políticas públicas de esporte e lazer : impactos social e cientifico da Rede CEDES ». Projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos do Lazer, da UNESP, financiado pelo Ministério do Esporte, tendo a professora Viviane Kawano Dias como pesquisadora. Viviane viajou com a sua orientadora Profa. Dra. Gisele Maria Schwartz e com as colegas, também doutorandas, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan.

O grupo de doutorandas inicialmente visitiram a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em Portugal, em seguida, foram para a Espanha onde participaram do "Fifth International Conference in Health Wellness and Society", em Madrid. O evento ocorreu nas dependências da Faculdade de Direito da Universidad de Alcalá, Madrid, Espanha. Neste evento, houve a apresentação do trabalho intitulado "Health Promotion and Education Based on Virtues and Happiness Enhancement. "

Da Espanha o grupo de pesquisadoras seguiram para Dublin na Irlanda e participaram do 23rd EASM Conference - Sport Management in the Digital Age", evento organizado pela European Association for Sport Management, no qual apresentaram o trabalho intitulado "Social Impact of the Researches Financed by the Brazilian Ministry of Sport. "

Uma vez terminadas as tarefas de apresentações de trabalhos nos referidos eventos, as alunas voltaram a Portugal para realizar novas visitas técnicas nas Universidades. Assim, encaminharam-se para a cidade de Coimbra, onde visitaram a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Posteriormente, dirigiram-se à cidade do Porto, na qual visitaram a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

A professora da Unijales, Viviane Kawano Dias afirmou que todas essas oportunidades foram bastante profícuas, haja vista as perspectivas que se abrem para ampliar as reflexões sobre as pesquisas que realizam e, sobretudo, de cooperação técnico-científica com todos esses pesquisadores nos quais conheceram e puderam interagir por meio da participação nos eventos e realização das visitas técnicas. (por Daniel Zilio)

Comentários