Nomeado novo Bispo para a Diocese de Jales

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 21 de outubro, o novo bispo da Diocese de Jales, Padre José Reginaldo Andrietta, Presbítero da Diocese de Limeira – SP.




Comunicado oficial da Diocese
A Diocese de Jales tem a alegria de comunicar que o Santo Padre, o Papa Francisco, designou o Pe. José Reginaldo Andrietta, como novo Bispo para a Diocese de Jales.
O Pe. José Reginaldo Andrietta nasceu em Pirassununga, Diocese de Limeira, no dia 07 de março 1957, sendo filho de Octavio Andrietta, já falecido, e de Therezinha Octaviano Andrietta, residente em Pirassununga.
O Padre José Reginaldo Andrietta foi ordenado padre em 1983, sendo, imediatamente, nomeado pela CNBB, como assessor nacional da Juventude Operária Católica (JOC), organização de jovens trabalhadores e trabalhadoras, com a qual já trabalhava em Americana e outras cidades. Exercendo essa função, residiu em São Paulo, onde está o secretariado nacional, trabalhando, diretamente, em várias regiões do país.
A partir de 1986, trabalhou como Vigário Paroquial em duas paróquias de Limeira (São Cristóvão e Santa Terezinha). Trabalhou também com a JOC na Argentina. Foi assessor continental dessa mesma organização, residindo no Equador.
Trabalhou novamente em Americana, nas Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Benedito, e no Seminário Propedêudico da Diocese. Em seguida, trabalhou com a JOC nos Estados Unidos.
De 2000 a 2006, foi assessor mundial da JOC Internacional, residindo na Bélgica, trabalhando sobretudo na África. Na Bélgica, onde ficou nove anos, trabalhou também em uma Unidade Pastoral de cinco paróquias, particularmente com uma Comunidade Multicultural.
Estudou sete anos no Instituto Internacional de Catequese Lumen Vitae e dois anos na Universidade de Lovaina, onde obteve o título de Mestre em Teologia Pastoral. Regressou ao Brasil em 2009, assumindo imediatamente, por solicitação de Dom Vilson, a Paróquia São Judas Tadeu, onde se encontra até hoje.
Em breve serão estabelecidas as datas de sua ordenação episcopal, e de sua posse na Diocese de Jales.
A Diocese cumprimenta o Pe. José Reginaldo Andrietta, e o acolhe com alegria como o seu novo Bispo Diocesano, desejando-lhe muitas graças de Deus para o novo ministério que a Igreja lhe confia.
Seja bem-vindo entre nós, D. Reginaldo Andrietta!
CURRICULUM VITAE

Padre José Reginaldo Andrietta
Presbítero da Diocese de Limeira – SP, Brasil

Natural de Pirassununga – SP
Data de nascimento: 07 de março de 1957
Pai: Octávio Andrietta (falecido)
Mãe: Therezinha Octaviano Andrietta
Irmão: Joelci Andrietta (falecido)
Irmã: Regina Fátima Andrietta Hypólito
Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957.
Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962.
Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965.
Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982.
Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983.

Estudos:
Primeiro Grau:
Grupo Escolar Dr. Manoel Jacinto Vieira de Moraes, Pirassununga (de 1964 a 1967).
Instituto Estadual de Educação de Pirassununga (1968 a 1971).
Segundo Grau:
Instituto Estadual de Educação de Pirassununga (de 1972 a 1974).
Ensino Superior:
Licenciatura Plena em Filosofia:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (de 1976 a 1979 e de 1995 a 1996).
Bacharel em Teologia:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (de 1979 a 1982).
Dissertação e Diploma pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção, São Paulo (1998).
Especialização em Catequese:
Instituto Internacional de Catequese e Pastoral Lumen Vitae, Bruxelas, Bélgica (de 2001 a 2007). Diploma de Estudos Especializados em Catequese e Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Francófona), Louvain-la-Neuve, Bélgica (2008).
Mestrado emTeologia Pastoral:
Universidade Católica de Lovaina (Flamenga), Leuven, Bélgica (de 2008 a 2009). Diploma Canônico de Mestrado e Estudos Avançados em Teologia e Estudos Religiosos (2009).

Responsabilidades pastorais como presbítero:
Assessor Nacional da Juventude Operária Católica Brasileira, nomeado pela CNBB (de março de 1983 a setembro de 1987).
Vigário Paroquial das Paróquias São Cristóvão e Santa Terezinha de Limeira (Projeto Pastoral Periferia da Cidade de Limeira) e Assessor Nacional da JuventudeOperária Católica da Argentina (de novembro de 1986 a dezembro de 1990).
Assessor Continental da Juventude Operária Cristã Internacional para as Américas do Sul, Central e do Norte, e do Caribe, com sede no Equador (de janeiro de 1991 a novembro de1994).
Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Benedito de Americana – SP (de dezembro de 1994 a fevereiro de 1997).
Vice-coordenador e Orientador de Estudos do Propedêutico e Membro da Equipe de Formadores do Seminário da Diocese de Limeira (de dezembro de 1994 a fevereiro de 1997).
Assessor Nacional da Juventude Operária Cristã dos Estados Unidos, com sede em Baltimore – MD (de abril de 1997 a fevereiro de 2000).
Assessor Mundial da JuventudeOperária Cristã Internacional, com sede emBruxelas, Bélgica; acompanhamento do trabalho desta organização, especialmente no continente africano (de março de 2000 a agosto de 2006).
Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família (Schaerbeek), Bruxelas, Bélgica (de agosto de 2000 a junho de 2003).
VigárioParoquial para a UnidadePastoralKerkebeek: Paróquias Santa Suzana e Sagrada Família (Schaerbeek); Nossa Senhora e São Vicente (Evere); e Santa Elisabete (Haren), Bruxelas, Bélgica (de julho de 2003 a junho de 2009).
AtualPároco da Paróquia São Judas Tadeu de Americana – SP (desde setembro de 2009).
AtualDiretor Eclesiástico da Diaconia São Judas Tadeu de Americana (desde setembro de 2009).
AtualProfessor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira (desde março de 2011).
Atual membro do Conselho de Presbíteros da Diocese de Limeira, como representante da Região Sul (desde janeiro de 2014).

Idiomas:
Português (nativo); Espanhol (fluente); Francês (fluente); Inglês (fluente); Italiano (básico); Kréol do Haiti (básico); Holandês (básico); Latim (básico).

Livro publicado:
Os Jovens Trabalhadores Conquistando Trabalho e Justiça, Edições Paulinas, São Paulo, 1985.

Comentários