Mensagem do Mons. José Reginaldo Andrietta por ocasião de sua nomeação para Bispo Diocesano de Jales/SP

 

Aos senhores bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e ao Povo de Deus, especialmente das Dioceses de Limeira e Jales, Estado de São Paulo.
Limeira, 21 de outubro de 2015.
Estimados irmãos, estimadas irmãs.

Dirijo-me a Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo da Diocese de Limeira – SP e a Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo resignatário da Diocese de Jales – SP, bem como aos presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e a todo o Povo de Deus, especialmente dessas Dioceses, para expressar minha alegria por ter sido nomeado Bispo da Diocese de Jales, pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Agradeço cordialmente sua Santidade, o Papa, por confiar-me o ministério episcopal nessa Diocese. Aceitei seu convite em resposta ao chamado de Jesus para colocar-me a serviço. Ele próprio veio para servir, não ser servido, e exortou seus discípulos a serem servidores de todos (cf. Mt 20,27-28). Assumo, portanto, esse ministério, com a certeza de que o pastoreio do Povo de Deus pertence a Cristo. Serei, apenas, seu humilde servidor, colocando-me, em seu nome e em nome da Igreja, a serviço do bem comum. Por isso, escolhi como lema episcopal: A SERVIÇO DO BEM COMUM ("Boni CommunisMinisterium").

Estou especialmente feliz com a minha nomeação, pelo fato da Diocese de Jales ser muito apreciada pastoralmente, graças, sobretudo, à atuação profética de Dom Demétrio, à sua frente desde 1982. Reafirmo o que já lhe disse pessoalmente: "Eu, que sempre o admirei, terei, agora, a honra de tê-lo bem próximo, como amigo, colaborador e mestre". Agradeço-lhe pela amável acolhida. Estarei à sua disposição para o que necessitar. Acolho desde já, com muito afeto, os presbíteros, religiosos, religiosas, seminaristas e todo o Povo de Deus dessa Diocese. Para vocês serei bispo, com vocês serei cristão.

A intensa dedicação pastoral de vocês, em condições muitas vezes difíceis, contando com um presbitério reconhecidamente generoso, permitiu construir um projeto de Igreja que respeito, valorizo e quero dar continuidade. A Igreja Particular de Jales continuará tendo o rosto dos que nela, há muito tempo, fazem sua história. Procurarei apenas contribuir, desde minha experiência pastoral e com a especificidade de meu ministério episcopal, para que essa Igreja continue assumindo sempre mais o rosto dos pobres, excluídos e injustiçados, nos quais vejo o rosto do próprio Cristo (cf. Mt 25,31-46).

Agradeço afetuosamente a Dom Vilsone a todos os bispos que o precederam na Diocese de Limeira, pela confiança que me ofereceram durante os 32 anos de meu ministério presbiteral nesta Diocese, incluindo o período no qual assumi responsabilidades nacionais e internacionais com a sempre viva e atuante Juventude Operária Católica. Aos presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e todo o Povo de Deus desta Diocese, o meu profundo agradecimento pela amizade e companheirismo pastoral. Confio ao Senhor, nosso Deus, e a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese, a continuidade da missão que compartilhamos.

Com amor filial ao Pai, com a compaixão de Cristo, com a unção do Espírito Santo, com a alegria do Evangelho, com amor incondicional à Igreja, em comunhão com o colégio episcopal e inspirado na ternura de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese de Jales, conto com a permanente oração de vocês.

Cordialmente, em Cristo.

Mons. José Reginaldo Andrietta

Paróquia São Judas Tadeu

Rua Icaraí 46, Jardim Ipiranga – CEP 13.468-550 Americana, SP


Comentários