Iniciado o Curso do Pronatec de Operador de Computador

 Foi ministrada na terça-feira, 13 de outubro, a aula inaugural do curso de Operador de Computador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec, ministrado em Jales, por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal e a Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho - ETEC Jales.

As aulas estão sendo realizadas na Etec/Extensão DOC, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. O curso é gratuito e conta com uma carga horária de 160 horas, com previsão de término para 1º de dezembro. Vinte alunos estão matriculados.

Os alunos vão aprender instalar, configurar e operar sistemas, organizar a entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos, observando às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

O secretário municipal de Comunicação Fracisco Melfi, manifestando-se sobre o curso ressaltou: "É uma oportunidade que a administração do prefeito Pedro Callado está oferecendo aos nossos jovens e até mesmo para adultos. É formação profissional para aqueles que pretendem competir no mercado de trabalho".

O que é o Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Comentários