FOLHAGERAL

da redação

Habemus episcopum

Na quarta-feira, 21 de outubro, o papa Francisco nomeou o padre José Reinaldo Andrietta (foto) como novo bispo da Diocese de Jales. Em fins de janeiro do próximo ano, ele será ordenado Bispo, fato que acontecerá provavelmente na Paróquia São Judas Tadeu, em Americana (SP), qual o monsenhor Andrietta é o responsável. Padre José Reinaldo Andrietta é o quarto bispo da Diocese de Jales. Seja bem-vindo.

Com uma
possível eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jales (que estaria garantida por um acordo entre os vereadores) e diante da possibilidade de vir a ser prefeito durante o seu mandato (com a licença do cargo de prefeito pelo titular), o edil Rivail Rodrigues Júnior (PSB) expôs em entrevista a Tony Ramos (Assunção AM), nesta quarta-feira (21), como agiria no exercício da chefia do executivo numa eventual substituição.

Mesmo
num cenário de possibilidades, o vereador Rivail Rodrigues está correto em expor as suas intenções. Erro seria fazer promessas vazias, fora da realidade. Ou impor a sua vontade pessoal sobre a vontade dos eleitores, seus representados. Aos políticos, as oportunidades de trabalho surgem como cavalos arreados prontos para serem montados. Não adianta querer fazer muito, mas sempre vale a pena fazer o possível muito bem feito.

O presidente
da Câmara Municipal de Jales, Nivaldo Batista de Oliveira (DEM), o Tiquinho, terá sua foto na galeria dos prefeitos. Ele vai ocupar, no início de novembro, a cadeira de chefia do Poder Executivo, com a licença do prefeito Pedro Callado para tratamento de saúde.

Os comentários
sobre a notícia, lá no botequim da vila, são de que Tiquinho vai realizar um sonho, ainda que por poucos dias. Mas vai precisar rezar para que as contas da Prefeitura em 2015 estejam nos trinques, quando da análise junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCESP). Então, não será responsabilizado apenas um prefeito, mas serão três, caso dê zebra.

Os vereadores
estão requerendo, junto ao prefeito Pedro Callado, informações sobre a mudança de horário no atendimento ao público e qual economia de gasto está sendo feita com essa medida. O Paço Municipal agora abre das 7 às 14 horas, enquanto as áreas de educação e saúde têm trabalho que rompe o dia e a noite.

A coluna
havia informado, quando da divulgação do novo horário, que seria economizado apenas o gasto de energia elétrica, referente ao sistema de ar condicionado desligado (no horário da fervura) mais cedo. Salários não podem ser reduzidos. Horas extras não são pagas. Então, deve haver outros bons motivos.

O prefeito
Pedro Callado esteve em Brasília, nos dias 13 e 14 de outubro, em busca de recursos para o município. Durante sua visita à Câmara dos Deputados, ele se encontrou com diversos parlamentares, dentre os quais os deputados federais Edinho Araújo (PMDB-SP) e Ezequiel Fonseca (PP-MT). Este último é representante de Mirassol d‘Oeste (MT), mas nasceu na vizinha Santa Albertina (SP).

Na visita
ao deputado Ezequiel Fonseca, o prefeito Callado não perdeu tempo. Pediu ao deputado matogrossense um ajudazinha para Jales. Pode parecer estranho, mas é assim que funciona a política neste país.

Os vereadores
Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior querem saber, do prefeito Pedro Callado, qual a posição do Executivo em relação às portarias revogadas pela ex-prefeita municipal Nice Mistilides.

Eles alegam
que permanecem dúvidas sobre a posição do Executivo em relação às portarias revogadas que atingiram de forma direcionada um grande número de servidores. E que uma série de reuniões entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, representantes da Câmara de Vereadores e do Executivo, tratou da questão. Porém, as ações do prefeito Callado em relação ao tema têm sido contraditórias.

Entre os demistas,
ou melhor, entre os flavistas, há uma expectativa de que a dobradinha de 2012 – Flá e Garça – seja revitalizada no próximo ano, nas eleições municipais de 2016. Mas existe uma certa desconfiança entre eles. Os dois, que fizeram a dobradinha, ainda não conquistaram recursos suficientes junto aos órgãos governamentais para investimentos em infraestrutura e outras áreas que sejam de interesse da população.

O PMDB
de Garça faz parte do governo federal (deveria estar vindo recursos para Jales) e o DEM de Flá participa do governo estadual. Por isso, para os demistas, as conquistas para o município em nome do DEM devem ser "robustas". Estão certos, no sentido que os políticos não podem aparecer somente nas épocas eleitorais. Muito político confiante já rodou ladeira abaixo por causa disso.

Em Brasília,
tem muito político abusando da sorte, fazendo o que não deve diante das câmaras de reportagens. A mídia perdeu o respeito, divulga tudo, comenta tudo e faz matérias cheias de ironias. Imaginem. Quando a presidente do Brasil e o presidente da Câmara dos Deputados forem vaiados abertamente e a polícia não interferir, terá chegado o fim. Não é isso que o povo quer. Mas tem político que não aprende.

Comentários