Educação troca pão branco por integral na merenda de 4 milhões de alunos da rede estadual

A merenda servida nas escolas da rede estadual paulista está mais orgânica. O primeiro produto a ganhar o rótulo de '100% integral' é o pão. A partir de 2016, todos os cerca de 4 milhões de alunos receberão diariamente a versão mais rica em fibras do pão de forma, bisnaguinha, hambúrguer e até cachorro quente. A mudança faz parte das ações da Secretaria da Educação de São Paulo de oferecer um cardápio mais equilibrado e que, ao mesmo tempo, atenda o paladar e as necessidades calóricas de crianças, jovens e adultos matriculados na rede.
         Além de trocar a farinha branca pela integral, a Secretaria de Educação do Estado estabeleceu novos padrões para os alimentos consumidos nas unidades de ensino. Na lista composta por 10 produtos, entre eles macarrão, arroz e requeijão, todos seguem especificações próprias e diferentes daquelas que encontramos à venda no mercado. A principal diferença é a adição na fórmula final de vitaminas e, por outro lado, a redução de gordura, sódio e açúcar.
         Para o próximo ano letivo, já estão em processo de compra outros itens que ampliarão as opções saudáveis de estudantes. Peixe, suco de uva integral, leite em pó instantâneo e integral, feijão in natura, farinha de mandioca, flocos de milho sem açúcar e bebida achocolatada estão no novo pacote. Para garantir a qualidade dos grãos e ingredientes, boa parte é resultado da agricultura familiar e livre de processos químicos.
"Levantamento inédito feito em 128 escolas estaduais paulistas, com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, revelou que 71% dos alunos de 6 a 18 anos estão no peso ideal. Por outro lado, o índice de sobrepeso, que no Brasil chega a 30% e preocupa especialistas, é de 19% em São Paulo. O número é resultado do investimento da Secretaria em hábitos saudáveis e deve ser compartilhado pelas famílias de nossos alunos", explica Giorgia Castilho Russo Tavares, responsável pelo Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno.
 

Comentários