Brasília recebe em novembro alunos eleitos “senadores”


Estudante Lana Lima Oliveira (foto), de Jales, é a escolhida em São Paulo para fazer parte do projeto do Senado brasileiro que leva alunos a conhecerem o funcionamento da casa
foto/reprodução/sitesenadofederal/jovemsenador

Em novembro, mais um aluno de Jales participa do programa Jovem Senador. Lana Lima Oliveira, da Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, será um dos 27 estudantes que terão a chance de acompanhar as sessões do Congresso Nacional durante uma semana e participar da aprovação de projetos. Neste ano, 18 mil alunos de escolas da rede pública concorreram às vagas.

Lana, matriculada no Ensino Médio, teve a tarefa de produzir um texto inédito sobre a participação política no País. O foco da estudante foi a mobilização nas redes sociais, como Facebook, Twitter e blogs. O trabalho foi orientado pelo professor Silvio Luiz Lofego.

A legislatura tem duração de três dias e começa com a posse dos jovens senadores (um de cada Estado brasileiro) e a eleição da Mesa. A semana termina com a publicação dos projetos no Diário do Senado Federal.

Dois anos atrás, a estudante Ágata Pereira, de Jales, foi a autora da melhor redação de São Paulo e selecionada para representar o Estado em Brasília. Seguindo o tema proposto "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação", a aluna da Escola Estadual Dom Artur Horsthuis discorreu sobre os bastidores da Ditadura Militar no Brasil, contrapondo a realidade da época ao atual cenário democrático.

"Na rede estadual, as escolas têm grêmios estudantis que incentivam nossos jovens a se organizarem a fim de propor soluções para inúmeros assuntos dentro do ambiente escolar. Representar o Estado na capital federal e conhecer de perto como funcionam as leis e o Senado é mais um passo democrático dos estudantes paulistas", ressalta o secretário da educação, professor Herman Voorwald.

Comentários