Basquete jalesense fica com o vice na Liga Regional de Basquete-Libask

Thomás Freitas, Rafael Peixoto, Matheus e Fábio Galan, Tiago Dan, Renato Silva e Thiago Silva. agachados: Fernando Manfrin, Osvaldo Silva, Vilter Moraes, Osvaldo Paz Landin e Gustavo Silva.



No domingo, dia 4 de outubro, a equipe de basquete de Jales entrou em quadra em busca do título da série prata da V Copa Monte Líbano/Libask de basquete. O adversário era a equipe de Mirassol, que acabou superando a equipe jalesense e conquistando o título da competição, deixando nossa equipe com o vice-campeonato.

A partida que valia o título começou truncada, com ambas as defesas trabalhando bastante e possibilitando poucos pontos convertidos ao adversário. Resultado do primeiro quarto: Jales 13 x 14 Mirassol.

O segundo quarto iniciou-se da mesma forma, com o agravante de que a equipe jalesense não conseguia converter suas chances criadas no ataque, fazendo com que o placar da partida permanecesse baixo: Jales converteu 12 pontos, contra 17 do adversário. Aliado a isto, a arbitragem deixava de coibir o anti-jogo da equipe mirassolense, que abusava de lances maldosos, sem que nada fosse apitado. O primeiro tempo da partida, então, ficou em 25 para Jales contra 31 de Mirassol.

A equipe de Jales iniciou a disputa do terceiro quarto um tanto quanto apática, motivada pelas circunstâncias, pois a situação do anti-jogo ainda prevalecia. A consequência disto eram muitos erros por parte do time de Jales e a conversão de ataques sucessivos para a equipe adversária, que chegou a abrir 15 pontos de diferença no placar. Mas a equipe de Jales conseguiu se reorganizar em quadra e, com muito esforço, focou-se mais em seu jogo que no anti-jogo adversário, corroborado pela arbitragem, conseguindo trazer a diferença, no final do quarto, para apenas 05 pontos. O placar do quarto 3º anotou 12 pontos para Jales, contra 11 do adversário.

Começou, então, o último e decisivo quarto de partida e a equipe de Jales, mesmo bem postada na defesa, ainda não conseguia concluir bem seus ataques. Com uma boa atuação defensiva, continha os ataques do adversário e, nas poucas vezes que ia à linha de lance-livre, acabava por conseguir tirar a diferença, que caiu para somente 3 pontos. Faltando menos de 01 minuto para o término do jogo, Jales teve duas chances de empatar ou virar a partida, em bolas de três pontos, mas os arremessos não caíram e o adversário, com uma cesta de lance livre, acabou dando números finais à partida, com o placar anotando 56 para Mirassol, contra 52 para Jales.

Com o resultado, a equipe de Jales, que conta somente com atletas oriundos do município, termina a competição como a segunda melhor equipe da série prata. A equipe era, até então, a atual vice-campeã da série ouro, quando disputou o título da competição de 2014 contra o Monte Líbano e, no torneio disputado em 2013, havia sido campeã da série prata, quando derrotou a equipe do Sesc Rio Preto.

Na partida final, jogaram e pontuaram para a equipe de Jales: Fernando Manfrim (04), Gustavo Silva, Vilter Moraes (04), Osvaldo Santos, Renato Silva (2), Thomás Freitas (11), Rafael Peixoto (05), Thiago Silva (10), Fábio Galan (2), Osvaldo Paz Landim e Tiago Dan (14).

Comentários