Sabesp incentiva moradores se conectarem à rede coletora para evitar a poluição ambiental

Na região de Lins, onde opera 82 municípios, a Sabesp constatou que 3,8 mil imóveis não estavam conectados à rede coletora. Esses imóveis não conectados à rede sanitária, chamados de factíveis, tem seus efluentes lançados de forma inadequada em galerias de águas pluviais, poluindo o solo, rios e córregos da região. "Os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e a transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente", explicou o superintendente responsável pela região, Antonio Rodrigues da Grela Filho.

Segundo Rodrigues, a Sabesp realiza anualmente visitas técnicas aos imóveis e orienta o morador sobre a importância da conexão. "O esgoto, quando não é coletado e tratado, contém micro-organismos transmissores de doenças, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos", explicou. Após serem notificados pela companhia, 1,5 mil moradores regularizaram a situação.

Os moradores, que ainda não ligaram o ramal à tubulação da companhia de saneamento, têm um prazo de até 30 dias para regularização da situação. Caso não tomem as providências necessárias, a Sabesp notifica a Vigilância Sanitária do município e a Promotoria Pública da região, que são os responsáveis pela fiscalização e aplicação de multa. Para solicitação da ligação de esgoto, não há custo para o morador, apenas a parte de infraestrutura interna, cuja responsabilidade é do cliente. No caso de famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com as instalações internas do imóvel, podem ser beneficiadas com o Programa Se Liga Na Rede, do governo do Estado de São Paulo. O programa atende famílias com renda familiar de até três salários mínimos. Também é necessário que o imóvel esteja localizado em uma via onde já existe a tubulação de esgoto, além de estar adequado nos critérios estabelecidos para adesão ao projeto.

Os 82 municípios sedes atendidos pela Sabesp no Baixo Tietê e Grande já contam com 100% de água, 100% de coleta e 100% dos esgotos coletados tratado.

Municípios atendidos na região: Adolfo, Alto Alegre, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Auriflama, Avaí, Balbinos, Bento de Abreu, Brejo Alegre, Cândido Rodrigues, Cardoso, Catiguá, Coroados, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d’Oeste, Fernando Prestes, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério (Assunção), Guarani D’Oeste, Guzolândia, Ibirá, Indiaporã, Irapuã, Jales, Lins, Lourdes, Macedônia, Magda (Assunção), Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Alto, Monte Aprazível, Nhandeara, Nipoã, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Nova Luzitânia, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palmares Paulista, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Paulo de Faria, Pedranópolis, Piratininga, Planalto, Poloni, Pongaí, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Presidente Alves, Riolândia, Rubiácea, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d’Oeste, Santa Ernestina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Sud Mennucci, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, União Paulista, Urânia, Uru, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Zacarias.

Comentários