ONG Amigo do Bicho de Jales realiza salvamento dramático de um cavalo


A ONG Amigo Bicho de Jales realizou o salvamento dramático de um cavalo abandonado e em estado de prostração por desidratação na noite desta quarta (09) e manhã da quinta-feira (10). O caso ocorreu na Avenida Salustiano Pupim, próximo ao Recinto de Exposições Juvenal Geraldeli e contou com a colaboração de voluntários, amigos e médicos veterinários.

O chamado para o salvar o animal partiu das irmãs Lorrayne Beline (18) e Heloá Borges (23) que receberam a informação de que um cavalo estava deitado na guia de sarjeta e se debatendo nas proximidades da Facip. Elas foram até o local e entraram em contato com a ONG Amigo Bicho de Jales, que imediatamente atendeu a solicitação.

O veterinário Oraildo Rodrigues Junior (voluntário da ONG Amigo Bicho) chegou no local e com a ajuda de outros profissionais, realizaram o primeiro atendimento e constaram que o animal estava e estado avançado de desidratação. A reidratação intravenosa foi aplicada e oferecido feno para o equino.

Alguns amigos e voluntários levaram até lá toalhas para secar o animal e cobertores para reaquece-lo, pois ele estava encharcado em virtude das últimas chuvas. Mesmo com a medicação o animal não conseguia se mover, o que dificultou qualquer outro procedimento.

Na manhã da quinta-feira, com a ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, o animal foi transportado em uma pá carregadeira para o interior do recinto na Facip.

Neste novo local coberto e protegido da chuva, continuou recebendo os atendimentos médicos veterinários e todos os cuidados necessários para a sua recuperação. Com a melhora do cavalo, ele será transportado para o sítio da família da Heloá Borges e Lorrayne Beline, que adorarão o animal.

A ONG Amigo Bicho de Jales agradece a todos que colaboraram e contribuíram para o resgate e salvamento de mais um animal abandonado. O abandono e maus trados é crime previsto no Artigo 32º da Lei 9605/98, podendo o infrator ser condenado a detenção de três meses a um ano, e o pagamento de multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
Ajuda – Para colaborar com as despesas deste caso, basta entrar em contato com a Heloá Borges (17) 99639-3854. (por Michel Pena)

Comentários