Ministro Kassab defende repasse de 30% das receitas para os municípios

 
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu um novo pacto federativo destinando 30% das receitas tributárias para os municípios e o restante para o Estado e a Federação. Ele sugeriu uma mobilização de prefeitos na defesa desta proposta. Segundo ele, esta a única forma dos municípios conseguirem sair da crise financeira que se encontram. "Na atual conjuntura, a cidade que ainda não quebrou, vai quebrar", disse. A declaração foi feita, nesta quinta-feira,17 de setembro, no IX Congresso dos Municípios do Noroeste Paulista, que está sendo realizado em Votuporanga.

Kassab sugeriu ainda que enquanto não tiver um novo pacto federativo é necessário priorizar as parcerias com os governos do Estado e Federal. "Atualmente, os recursos dos municípios são carimbados. É muito difícil sobrar algum dinheiro para investimentos. Tanto, que estamos assistindo o Governo Federal colocando recursos em habitação, saneamento e asfalto, já que as prefeituras perderam a capacidade de investir." nas mãos."

Na parte da manhã, as palestras foram mais técnicas. O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, iniciou as palestras do dia enfatizando a importância de fazer um trabalho de redução de riscos de desastres, tanto naturais como de violência urbana.

"Desastres naturais infelizmente acontecem, como o terremoto no Chile no dia de ontem. Temos de conviver com isso e estar preparados para a preservação da vida. Isso começa na escola, orientado as crianças", declarou. Em seguida, apresentou a campanha da Defesa Civil Educar para Prevenir e o curso "Defesa Civil: A Aventura", uma ferramenta educacional, em formato de jogo interativo.

Comentários