Jales teve aumento de 11% no consumo de energia em relação ao ano anterior

 
O Anuário Estatístico de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta quinta-feira, 17 de setembro, pela Secretaria de Energia, mostra que cinco municípios da Região Administrativa de São José do Rio Preto foram responsáveis pelo consumo de 49,5% da energia utilizada na região em 2014.

A cidade de São José do Rio Preto foi a que mais consumiu energia na região, respondendo por 27,8% do total. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, seguido por energia elétrica e etanol.

"São José do Rio Preto diminuiu seu consumo em 2,5%, em relação ao ano anterior. Isso mostra o momento econômico que o Brasil vive com a queda da produção industrial, especialmente nas grandes cidades", explica o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles.

Em segundo lugar aparece Catanduva com 7,5%, seguida por Votuporanga com 5,2%, Jales com 4,6% e Mirassol com 4,4% do total consumido na região. Estes cinco municípios juntos consumiram em 2014 o equivalente a 874 mil de toe (tonelada de óleo equivalente).

Os municípios que tiveram aumento no consumo em relação ao ano anterior, Jales com 11,3%, Votuporanga com 7,7%, Mirassol com 3% e Catanduva com 2,5%. No total esses municípios aumentaram em 0,89% o seu consumo.

Regiões – A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2014, consumindo 39,9% do total. Em seguida aparecem as regiões de Campinas (19,6%), Sorocaba (7,4%), Vale do Paraíba e Litoral Norte (5,9%), Baixada Santista (4,8%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (2,9%), Central (2,6%), Bauru (2,4%), Marília (2,4%), Araçatuba (1,8%), Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,4%), Itapeva (1,3%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado – O consumo de energia no Estado de São Paulo, em 2014, foi de 44,47 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Resultado considerado estável, se comparado com o consumo de 2013, que apresentou um total de 44,49 milhões de toe, uma variação de 0,04%.

Sobre o Anuário – O Anuário Estatístico de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético.

Como os números refletem a realidade socioeconômica do Estado, os dados possibilitam, ainda, que empreendedores privados realizem análises, estudos e projetos para suas atividades considerando, de alguma forma, esses aspectos energéticos.

Comentários