Governador Geraldo Alckmin firma primeiras parcerias do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito






Prefeituras deverão apresentar projetos relacionados à segurança viária a fim de reduzir vítimas de acidentes. Os protocolos de intenções com os municípios de Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto foram assinados neste sábado, 26 de setembro
O governador Geraldo Alckmin e a diretora vice-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), Neiva Aparecida Doretto, firmaram neste sábado, 26 de setembro, as primeiras parcerias do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com os municípios de Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto.
Durante o evento, sediado em Rio Preto, foram assinados os protocolos de intenções para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas de segurança viária, como campanhas educativas, melhorias na gestão do trânsito e na sinalização, implantação de ciclovias, entre outras ações. O intuito é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
No total, o Governo do Estado repassará R$ 10,5 milhões a municípios do interior. Um dos critérios para a escolha dos locais é o número médio de óbitos por habitante entre 2011 e 2013, com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
A verba para a execução das atividades será destinada às administrações municipais somente após a análise e aprovação de cada projeto pelo comitê gestor do programa, composto por nove órgãos do governo estadual, entre eles o Detran.SP. As propostas de ações das três prefeituras com as quais foram assinados os protocolos de intenções neste sábado serão avaliadas.
"Vamos terminar a obra do fórum e assinamos o protocolo do Detran Rio Preto, Fernandópolis e Catanduva para receber os projetos das prefeituras e reduzir os acidentes de trânsito. Também assinamos o convênio do FID para a bacia do Rio Preto, vamos limpar e desassorear o rio, retirar as ilhas de sujeira e recompor as matas ciliares. Um belíssimo programa de recuperação ambiental e recomposição de mata ciliar", ressaltou o governador.
O governado visitou também as obras da Santa Casa da Misericórdia na região que está recebendo ampliação de 40% em sua estrutura.
"Serão mais 126 leitos de enfermaria, apartamentos de 2 leitos cada um, 40 leitos de UTI. Nós já tínhamos liberado 2 milhões e estamos liberando mais 2 milhões para a obra que já está adiantada. Também resolvemos o problema do terreno, trocamos um terreno do ITA extremamente valorizado para o hospital de base, resolvemos um problema antigo e trouxemos sustentabilidade para a Santa Casa", afirma Alckmin.
Além do repasse de recursos para projetos municipais de segurança viária, caberá ao Detran.SP contribuir com o Movimento na implantação de um programa de educação para o trânsito no currículo escolar da rede estadual, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, no desenvolvimento de um sistema de geolocalização de acidentes junto com o Corpo de Bombeiros e na intensificação das blitze integradas do Programa Direção Segura para prevenção e repressão de embriaguez ao volante.
“Somente com o envolvimento de toda a sociedade é possível mudar o violento cenário que temos hoje no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas vias. É fundamental que todos tenham consciência de seu papel e utilizem o espaço viário com responsabilidade e prudência”, ressaltou Neiva Doretto.
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Todas essas iniciativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lançado em 20 de agosto pelo governador Geraldo Alckmin. O objetivo do programa é reduzir pela metade as vítimas fatais de trânsito até 2020, com base em fundamentos estratégicos da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da integração dos trabalhos das instituições que compartilham as responsabilidades do tema e do envolvimento da sociedade civil.
Deverá ser elaborado ainda um banco de dados de acidentes de trânsito que reunirá informações de diversas instituições, entre elas: secretarias de Saúde, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e órgãos de trânsito municipais. Por meio dos indicadores, será possível ter um diagnóstico mais preciso das causas de acidentes e estabelecer ações eficazes de prevenção.
Entre outros parceiros, o programa já conta com o apoio de entidades representativas, como a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Centro de Liderança Pública (CLP).
Estão previstas também a ampliação do Grupo de Resgates e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a “tropa de elite” do resgate médico em São Paulo, e a implantação do primeiro Centro de Trauma do Estado, na capital, entre outras ações. (fotos/crédito Eduardo Saraiva).

Comentários