FOLHAGERAL

da redação

Uma administração,


onde dois assessores são responsáveis por cinco secretarias municipais sob a égide da economia de gastos e o gestor lamenta que possa vir a ser o pior prefeito da história do município – por não ter dinheiro suficiente para atender aos reclames da população –, não pode mesmo dar certo. Falta cabeça fria, falta pensar alternativas.

Não é a primeira
vez que uma prefeitura passa por crise financeira. Pior foi nos casos em que a crise da prefeitura veio acompanhada de empobrecimento da economia do município e fuga de boa parte da população para outras regiões. Mas as prefeituras não cerraram as portas.

Na entrevista
gravada à Rádio Antena 102 FM, que foi ao ar nesta quinta-feira (24 de setembro), o prefeito Pedro Callado (PSDB) abriu o coração e botou a boca no trombone. Mostrou ser inteligente e correto. Porém, revelou ser um político imaturo e um administrador público incompetente, diante dos questionáveis padrões vigentes.

Pedro Callado

declarou que não acredita na atual política partidária e nos partidos políticos (inclusive no seu PSDB). Citou nomes de políticos de outros partidos do município, que estariam mais preparados para reivindicar verbas junto aos órgãos governamentais superiores.

A verdade
é que, para ser um bom político neste país, é preciso ter qualidades excepcionais e longa experiência. Ou, ao contrário, ser ignorante, mentiroso e boçal. Infelizmente, qualquer cidadão pode comprovar isto dentro de sua casa, vendo televisão.

Mesmo estando
nas redes sociais, as filiações partidárias patrocinadas pelo PSDB jalesense não tiveram o impacto político que os tucanos desejavam. A maior expectativa de filiação, cantada em verso e prosa até para ser vice de Callado em 2016, segundo a parlamentar Analice Fernandes, acabou não acontecendo. Seria de Antonio Rodrigues da Grela Filho, o Dalua.

Em resposta
a um e-mail nesta terça-feira (23 de setembro), enviado por esta coluna para saber se ele se filiaria a algum partido político, Rodrigues da Grela disse que primeiro precisa definir sua situação profissional (sua aposentadoria). E "não sei ainda se vou para a política".

Quem tem 
mostrado um largo sorriso, mas não de descaso, é a ex-prefeita Nice Mistilides. Os últimos acontecimentos, em relação à administração municipal, fez desaparecer de cena aqueles que fizeram plantão no plenário do Legislativo, quando da fatídica sessão que culminou com a cassação do seu mandato. Aliás, ela continua a luta nos tribunais para retornar ao cargo, fato em que até seus mais otimistas correligionários pouco acreditam.

O PSDB jalesense
navega em águas turvas e pode cair no descrédito político, depois do anúncio feito pela deputada tucana Analice Fernandes (que aqui teve mais de 10 mil votos), da vinda do governador Geraldo Alckmin a Jales.

Nesta quinta-feira
(24 de setembro), uma fonte informou a esta coluna que o governador Geraldo Alckmin viria a Mira Estrela – e não a Estrela D´Oeste, como se ventilou – e a Santa Salete. Mas no mesmo dia a visita do governador tucano às duas cidades havia sido cancelada. O que está acontecendo, que estão passando ao redor de Jales?

Recentemente,
o TSE carimbou que os detentores dos cargos de Presidente, Governador, Prefeito e Senador são donos dos seus votos e não o partido. Por que não, o eleitor escolher o vice de sua preferência? Aí sim, se o titular se afastar, assume o segundo mais votado, no caso o vice eleito.

O presidente
do Diretório Municipal do PMDB em Jales, José Devanir Rodrigues (Garça), enfatizou que não procedem os comentários que Marynilda Cavenaghi (829 votos para o Legislativo em 2012) deixaria o partido para filiar-se ao PSDB.
Foi protocolado
e procedido à leitura na Sessão Ordinária da noite de segunda-feira (10 de agosto) um requerimento de autoria dos vereadores Luís Fernando Rosalino, Rivail Rodrigues Junior, Pérola Maria Fonseca Cardoso, Jesus Martins Batista, Gilberto Alexandre de Moraes e Claudir Aranda da Silva, solicitando a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).

A CEI visa
apurar eventual omissão do prefeito Pedro Callado na apuração de uma possível agressão física praticada pelo servidor público municipal Ricardo Augusto Cunha Junqueira contra Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo, deficiente físico e aposentado por invalidez, em frente ao Paço Municipal, em horário de expediente, por razões que envolvem assuntos da municipalidade. Mas isto não é um caso de polícia?

Por outro lado,
também foi lida a representação protocolada pelo servidor público municipal Ricardo Augusto Cunha Junqueira, junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, contra o vereador Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), que em discurso na tribuna teria ofendido a honra do servidor municipal. Quem disse que a democracia não funciona?

Os vereadores
deveriam abrir uma CEI para apurar o porquê da "Lei dos Panfletos" de autoria do petista Luiz Fernando Rosalino (aprovada por unanimidade) e da "Lei do Apito do Trem" de autoria de Gilberto Alexandre de Moraes não entrarem em vigor. Não eram prá valer?

Provavelmente,
até o final deste ano legislativo, os vereadores vão votar o Ato do Tribunal de Contas do Estado que emitiu parecer desfavorável às contas do então prefeito Humberto Parini e seu vice Clóvis Viola, referente ao exercício de 2012.

Segundo
os analistas do botequim da vila, o parecer poderá ter votos contrários dos vereadores petistas, mas a maioria ficará com o parecer do TCE. Um vereador, que não havia lido o relatório, afirmou que iria fazê-lo e votar pelo parecer do TCE.

Clóvis Viola
estaria se filiando ao PV para disputar o pleito de 2016. Terá que acender muitas velas pros santos, pedindo que o Parecer do TCE não passe no Legislativo. Riva Rodrigues, que sondou uma vaga no PMDB, estaria embarcando no PSB. Por enquanto, o PMDB não terá filiado aglutinadores de votos.

Comentários