Ane Carolina, intercambiária na França





Ana Carolina Ale dos Reis, 17 anos, é intercambiária do RotarýClub de Jales na França, envia suas impresões até o momento de sua estada naquele país.

Está aí:

"Estou fazendo intercâmbio por um ano na França pelo Rotary e cheguei no dia 25 de agosto. Minha cidade se chama Sablé-sur-Sarthe, possui 15.000 habitantes e se localiza na região de Pays de la Loire, oeste da França. Antes de começar, queria dizer que por mais que estejamos preparados para uma viagem desse porte, nunca estaremos realmente preparados para as despedidas, pois dar o último abraço em meus pais, familiares e amigos, e saber que só nos veríamos de novo depois de um ano, foi realmente muito dificil. Mas tudo isso compensou, ao chegar no aeroporto vi que não estava sozinha, pessoas que conheci pela internet e que agora seriam minhas novas famílias estavam lá com um sorriso enorme no rosto para me recepcionar. Mas como nem tudo é perfeito, a primeira semana foi realmente complicada, cheguei aqui perdida no tempo e nos horários, pois estava com o fuso de cinco horas a mais, logo, minhas noites foram dormindo e acordando constantemente, além de tudo ser novo e completamente diferente. Foi como voltar no tempo, pois lembrei-me do meu primeiro dia no jardim de infância, muita informação, mas desta vez, tudo em uma outra língua, e pouca sabedoria da minha parte.
Passarei por três familias, ficarei quatro meses em cada e felizmente conheci todas na minha primeira semana, cada um com seu próprio estilo de vida, mas todos muito receptivos e generosos. Na família na qual ficarei até dezembro terei meus pais, uma irmã, 15, e um irmão, 12. Já na minha segunda, a família é constituída pelos pais, um irmão, 13, e uma irmã, 3. Na minha terceira terei somente os pais, e dois irmãos que vivem na Polonia. A escola é a parte mais complicada dos meus dias, pois os franceses são realmente muito tímidos e fechados, apesar de eu já ter conseguido fazer amigos, nao é tão fácil de se incluir em algum grupo, e as aulas começam as 8:30hrs e vão até as 18hrs, ou seja, é sempre muito cansativo.

Sei que ainda tenho muito o que aprender e aproveitar nesses meses que estão por vir. Será difícil, muitas vezes com choros e outras com risos, mas no final tudo valerá a pena, serei uma nova pessoa, com novos pensamentos e com uma nova perspectiva. E de uma coisa eu tenho certeza, farei o máximo para representar o meu país, o meu distrito, minha cidade e o meu rotary."

Comentários