Alckmin destina R$ 560 mil para recuperação da JAL 414

 
O prefeito Pedro Callado, ao lado do secretário estadual Arnaldo Jardim, esteve no Palácio dos Bandeirantes para assinatura do convênio. A esquerda, Serginho, motorista do veículo oficial do Gabinete do Poder Executivo jalesense.


O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, a autorização para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento celebrar convênios com a Prefeitura de Jales para readequação de estrada por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos.
O investimento do Estado para a obra tem valor de R$ 565.935,96 e beneficiará 452,89 quilômetros de vias em condições ruins de trafegabilidade.
"Estamos dando mais um passo importante num setor essencial da economia. Hoje quem está ajudando o país é a agricultura, a pecuária e o agronegócio. O Brasil, esse celeiro do mundo, tem a mais eficiente agricultura dos trópicos, é campeão em produtividade, compensa todo o custo Brasil e consegue ter resultados espetaculares", disse o governador Geraldo Alckimn "A estrada é o caminho do desenvolvimento", acrescento
Os recursos liberados pelo governo do Estado serão investidos na recuperação da estrada rural JAL- 414, que liga a rodovia Jarbas de Moraes – SP 561 ao Centro Nacional de Pesquisa e Viticultura Tropical da Embrapa, conhecida como estrada da Barra Bonita.
O prefeito Pedro Callado esteve no Palácio dos Bandeirantes para assinatura do convênio.
O conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto pelo secretário Arnaldo Jardim ao governador Alckmin, que viu nela uma oportunidade de atender às necessidades de mais produtores rurais em mais cidades do estado de São Paulo.
O Programa Melhor Caminho, executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), órgão da secretaria, foi renovado com o novo conceito, para otimizar seu trabalho e investimento. Nesse novo momento, em vez de readequar vários quilômetros de extensão da estrada, os técnicos da Codasp identificarão qual é o ponto crítico daquele trecho.
O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas – com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. Isso porque a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região. A equipe quebra o barranco e "levanta" a estrada em vez de afundá-la ainda mais, esta é a diferença primordial do Programa.
Outro destaque das obras é o chamado bigode, uma saída para a água escorrer não pela estrada – indo parar no rio -, mas sim para as laterais, garantindo que ela infiltre no solo e abasteça o lençol freático. Devido a isso, as propriedades rurais atendidas não ganham apenas um melhor tráfego, mas também um solo mais fértil, com mais água infiltrada e sem erosão – refletindo diretamente em ganho ambiental e de produtividade e renda.
Por isso, outra novidade é que funcionários dos municípios passarão a ser treinados para fazerem a manutenção nos moldes de qualidade do Programa, com transferência de tecnologia por parte da Codasp.
De 2011 a julho de 2015, o Programa Melhor Caminho entregou 2.088,20 quilômetros de vias readequadas por meio de 280 obras, em um investimento total de R$ 245.075.364,02.

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