Alckmin autoriza R$ 27,6 milhões em 43 convênios, entre eles um para Jales, do Programa Melhor Caminho

 

O investimento do Estado beneficiará 452,89 quilômetros de vias em condições ruins de trafegabilidade
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 15 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, autorização para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento celebrar convênios com 43 prefeituras para readequação de estradas por meio do Programa Melhor Caminho / Pontos Críticos. O investimento do Estado para as obras será de R$ 27,6 milhões e beneficiará 452,89 quilômetros de vias em condições ruins de trafegabilidade. Com a nova sistemática, haverá uma racionalização de recursos e a possibilidade de atendimento de mais municípios.
“Estamos dando mais um passo importante num setor essencial da economia. Hoje quem está ajudando o país é a agricultura, a pecuária e o agronegócio. O Brasil, esse celeiro do mundo, tem a mais eficiente agricultura dos trópicos, é campeão em produtividade, compensa todo o custo Brasil e consegue ter resultados espetaculares”, disse o governador. “A estrada é o caminho do desenvolvimento”, acrescentou.
O conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto pelo secretário Arnaldo Jardim ao governador Alckmin, que viu nela uma oportunidade de atender às necessidades de mais produtores rurais em mais cidades do Estado de São Paulo. Assim, o Programa Melhor Caminho, executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), órgão da secretaria, foi renovado com o novo conceito, para otimizar seu trabalho e investimento. Nesse novo momento, em vez de readequar vários quilômetros de extensão da estrada, os técnicos da Codasp identificarão qual é o ponto crítico daquele trecho.
O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas – com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. Isso porque a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região. A equipe quebra o barranco e “levanta” a estrada em vez de afundá-la ainda mais, esta é a diferença primordial do Programa.
Outro destaque das obras é o chamado bigode, uma saída para a água escorrer não pela estrada - indo parar no rio -, mas sim para as laterais, garantindo que ela infiltre no solo e abasteça o lençol freático. Devido a isso, as propriedades rurais atendidas não ganham apenas um melhor tráfego, mas também um solo mais fértil, com mais água infiltrada e sem erosão – refletindo diretamente em ganho ambiental e de produtividade e renda.
Por isso, outra novidade é que funcionários dos municípios passarão a ser treinados para fazerem a manutenção nos moldes de qualidade do Programa, com transferência de tecnologia por parte da Codasp.
Os convênios foram assinados com as cidades de Américo de Campos, Avaré, Bady Bassit, Barrinha, Boituva, Caconde, Cardoso, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Holambra, Ibirarema, Indiaporã, Ipaussu, Itaporanga, Itapuí, Ituverava, Jaci, Jales, Jardinópolis, Lutécia, Monte Castelo, Nova Aliança, Nova Europa, Oriente, Ourinhos, Palmital, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Piratininga, Pongaí, Pontes Gestal, Potim, Salto Grande, Santópolis do Aguapeí, São Miguel Arcanjo, Taquaritinga, Tejupá, Torre de Pedra, Trabiju, Uchoa, Urupês e Valparaíso.
De 2011 a julho de 2015, o Programa Melhor Caminho entregou 2.088,2 quilômetros de vias readequadas por meio de 280 obras, em um investimento total de R$ 245.075.364,02.
Multiplicação
Com a obra entregue, a manutenção dos trechos readequados fica por conta da prefeitura de cada município. Se bem realizada, garante que as estradas mantenham sua funcionalidade por até 15 anos, como já demonstram bons exemplos de conservação em outros municípios paulistas por onde o Programa Melhor Caminho passou.
Para assegurar a manutenção das obras do Convênio garantindo os instrumentos de preservação de solo e água, a Codasp vai multiplicar seu conhecimento em readequação de estradas vicinais, ensinando aos técnicos dos municípios como realizar de forma correta as futuras obras que eles necessitarem nessas estradas.

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