Polícia Federal de Jales entrega veículos apreendidos para entidades beneficentes




Componentes da AVCC de Jales recebem o veículo em doação, e
 o mesmo acontece com os representes da AACAJ que receberam uma moto em doação (acima)
A Polícia Federal de Jales, representada pelo chefe da unidade, Delegado Federal Cristiano Pádua da Silva, realizou a entrega de dois veículos apreendidos no combate ao tráfico de drogas para duas entidades beneficentes do município. Um veículo utilitário e uma motocicleta foram entregues. As autorizações de uso foram expedidas pelos juízes de direito José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba e Vinícius Castrequini Bufulin, titulares da Justiça Estadual de Jales e Fernandópolis respectivamente.

A lei que regula o tráfico de drogas prevê a possibilidade de uso dos veículos apreendidos, desde que haja autorização judicial, tanto para órgãos policiais voltados à repressão ao tráfico de drogas, quanto para entidades dedicadas ao tratamento e prevenção ao uso de entorpecentes.

A presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer – AVCC de Jales, Maria Aparecida Caselli Iglesias Freitas, e a Gerente de Captação de Recursos da Unidade de Jales do Hospital de Câncer de Barretos - HCB, Adriana Mariano dos Santos, solicitaram à Polícia Federal em Jales a disponibilização de um veículo utilitário para o recebimento e transporte de doações (alimentos, lacres roupas etc.) e para auxiliar na realização de eventos realizados pelas entidades. Pedido semelhante foi apresentado pelo presidente da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – AACAJ de Jales, Leandro José Rodolfo Brandini, em conjunto com a psicóloga Nayara Mancini Sonsin, solicitando a cessão de um veículo, de preferência uma motocicleta, para utilização nas atividades desenvolvidas pela instituição.

No caso da AVCC – Hospital de Câncer de Barretos, o pedido relatou que há diversos casos de pacientes atendidos que desenvolveram o câncer em virtude de serem usuários de drogas ilícitas, tais como: cocaína, crack e maconha. O uso destas drogas aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na cabeça, pescoço, vias aéreas, dentre outros. Quanto à AACAJ, as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes atuam como prevenção ao uso de drogas ilícitas.

Com base nos pedidos apresentados, verificada a compatibilidade com a lei, a Polícia Federal representou junto aos juízos competentes a fim de que fosse analisada a possibilidade de autorização para o uso dos veículos pelas instituições. Após apreciação e análise da representação, as autorizações foram concedidas e os veículos foram entregues aos representantes das entidades beneficiadas. Eles já podem ser utilizados em prol das nobres atividades desenvolvidas, valendo destacar a importância e grandeza dos profissionais e voluntários que se dedicam a melhorar a vida de tantas pessoas necessitadas.

Outras instituições beneficentes aguardam a análise de pedidos semelhantes os quais poderão ser atendidos, desde que estejam de acordo com as regras contidas na lei e da disponibilização de veículos apreendidos em condições de uso.

Comentários