Cras de Urânia realiza palestra aos beneficiários dos programas sociais sobre trabalho voluntário


 
O Centro de Referência da Assistência Social - Cras de Urânia, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta terça - feira, 25 de agosto, na sede da Assistência Social, às 19:30 h, uma palestra proferida por Crislaine Calanca, cujo tema abordado foi sobre trabalho voluntário. O evento contou com a presença da Assistente Social Fabrícia Ruzzon March de Oliveira.

Segundo Crislaine Calanca explicou ao público presente, o trabalho voluntário no Brasil foi instituído em 28 de Agosto de 1985, "onde reúne - se uma gestão organizada de pessoas que torna-se uma equipe de voluntários dedicados ao atendimento das necessidades de seres humanos carentes, seja em questão financeira ou emocional".

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em toda a atividade desempenhada em reverter a favor do serviço e trabalho prestado recebimento de qualquer remuneração ou lucro "para que possamos contribuir para um mundo mais justo e mais solidário", salientou

Crislaine citou aos beneficiários dos programas sociais implantados em Urânia, alguns exemplos de trabalho voluntário, como a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer - AVCC Região de Jales, que realiza eventos como a Caminhada de Passos que Salvam ( 2014 ), com a venda de um kit, compondo camisetas, bonés e cardaço de tênis e com essa venda, a renda total é revertida ao Hospital de Câncer.

"As comunidades de fiéis ligadas pela mesma Fé, que realiza projetos de solidariedade às pessoas que necessitam de conforto na alma, ou seja uma ajuda que possa suprir suas devidas dificuldades vividas no instante presente", foi outro exemplo citado por Calanca em sua palestra.

Ela lembrou aos beneficiários que nos grandes centros como a capital paulista, as Associações de Bairros formam grupos para fazer visitas periódicas às famílias que possui histórias trágicas, no cotidiano de suas vidas "como a perda de seus filhos para criminalidade, sendo em um caminho sem volta, e esses grupos colaboram com doações de mantimentos, medicação, roupas, etc... ".

Calanca enfatizou a existência do trabalho voluntário no município de Urânia denominado "A Sopa Comunitária ", tendo à frente das atividades, a vereadora e primeira-dama Marinete Munhoz Borges Saracuza.

"Este projeto existente há 7 anos, acontece todas as sextas-feiras, no prédio do Produtor Rural, que contribui com a participação de uma equipe de voluntariados para somatização de amor, respeito, valores, dedicação e solidariedade para com a população do município, isto é sem classificar ou rotular pessoas, cor, raça, posição social" acrescentando ainda Crislaine Calanca que "a objetividade desse projeto, digo trabalho voluntário é simplesmente movimentar sorrisos, alegrias, compartilhadas com gestos, atitudes que possam fazer a distinção de problemas com soluções menos complicadas para propagar o Bem, sabemos que o tempo de começar é agora", finalizou

"A mente é como um paraquedas, funciona apenas quando aberta". (CRAs de Urânia)

Comentários