A vaidade é fundamental durante o tratamento contra o câncer


 
"Enquanto houver vaidade, há vida" – esta é a frase da psico-oncologista do Instituto Paulista de Cancerologia, Dra. Vera Anita Bifulco. E detalha, não falo de exageros, é um autocuidado, que vai desde hábitos alimentares e de vida."
Na verdade é um fator de extrema importância, pois a paciente que faz de tudo para se cuidar e ficar melhor, reflete isso de forma positiva durante seu tratamento, passando da melhor forma possível este desafio. Ao contrário disso, quando deixa de investir em sí mesma, é como se tivesse jogado a toalha, desistido! Esse é o caso que me preocupo mais, relata.
O bem estar começa no vínculo de confiança que o paciente tem com o médico, o que permite melhor aderência no tratamento, uma vez que o câncer tem uma conotação de sofrimento e morte. É um período de muitas perdas e lutos, como por exemplo a alteração de imagem, por meio da queda de cabelo e pelos.
O atendimento multiprofissional é eficiente por tratar o paciente de forma holística, integral, em todos os aspectos que norteiam o cuidar e em todas as fases do tratamento, da prevenção, à busca pela cura, podendo chegar aos cuidados paliativos. Esses cuidados abrangem os aspectos físico, emocional (mental) ou espiritual, em que a beleza e a auto estima são um contínuo e integram esse cuidar.

Acessório mais procurado
Considerada a Chanel das Perucas, Yaffie Begun, afirma que quando uma mulher a procura para comprar uma peruca, já entra em sua casa com baixa auto-estima. Entretanto, ao sair, percebe-se uma mudança radical.
No inicio, a peruca é um "elefante branco", que provoca medos e dúvidas, porém em pouco tempo provando algumas peças, ela percebe que manterá seu visual bonito, natural e sua aparência anterior não será afetada. Desta forma, este acessório traz a ela confiança, fé, alegria e força para buscar todas as alternativas para seu pronto restabelecimento, conta.
"Minhas clientes criam uma conexão comigo que vai além da relação comercial", finaliza Yaffie.

Maior aderência ao tratamento
Segundo Dr Fernando Cotait Maluf, Oncologista, Diretor do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, "o cuidado com a beleza e o com o bem estar são fundamentais na procura da autoestima de um paciente com câncer".
Na verdade, além de procurar os melhores tratamentos oncológicos, dentre eles a cirurgia, a radioterapia e os medicamentos, é fundamental que se mantenha motivado para uma maior aderência ao tratamento e poder finda-lo da melhor maneira possível.

Neste sentido, essas medidas, como por exemplo, a parte da vaidade preenchida, a parte visual são fundamentais para que as mulheres e os homens se mantenham neste grande grau de energia para terminar do modo mais brilhante possível o tratamento oncológico, finaliza.

foto/Yaffie Begun/Divulgação

Fonte: www.crownwigs.com.br

Comentários