Sete em cada dez brasileiros escolhem o Brasil para viajar, por Vanessa Sampaio

A Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo, registrou, em junho, o melhor índice de intenção de viagem para destinos nacionais dos últimos quatro anos, em comparação com os resultados anteriores do mesmo mês. De acordo com a pesquisa, 73,3% dos entrevistados que pretendem fazer pelo menos uma viagem até dezembro deve optar por visitar alguma cidade turística dentro do Brasil.

O melhor mês de junho registrado desde 2011 apresentou crescimento de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano passado (70,9%). O último recorde era de 74,9% (jun/11). De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, em um cenário econômico de desafios, a alta na preferência por viagens domésticas representa a sustentabilidade do mercado do setor. "O trabalho conjunto das estruturas pública e privada do Turismo conduzem a uma valorização do destino Brasil. Ou seja, dentro da cesta de consumo de turismo, viajar dentro do país está mais atrativo", analisa.

O indicador de junho compreende os dois meses de maior concentração de viagens no Brasil – julho (12,1%) e dezembro (18,8%). O Nordeste e o Sudeste são as regiões preferidas para 43,2% e 26,2% dos entrevistados, respectivamente.

O boletim consulta dois mil moradores das sete capitais que, juntas, representam cerca de 70% do fluxo turístico do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Comentários