Santa Casa realiza eleições da CIPA

O primeiro dia do mês de julho foi marcado pelas eleições anuais da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Santa Casa de Jales. Foram 24 colaboradores que se candidataram e receberam a votação de 196 funcionários, que puderam escolher até três candidatos.

Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho, Delvaci Trevisan, a chapa é composta por 16 membros, sendo que oito são por votação e as demais indicações da provedoria. "Cumprimos as normas impostas por determinação da NR-05, e demais normas regulamentadoras, cuja finalidade é promover um ambiente de trabalho livre de acidentes", destacou.

As atribuições desenvolvidas pelos integrantes da CIPA são inúmeras, uma delas é auxiliar nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutir as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes. Sugerir ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos, tanto os de acidentes, como os de doenças ocupacionais. Além de, ajudar a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho. É obrigatório que toda empresa que depende de um grau de risco, possua uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A CIPA também é responsável por manter o projeto de plantio de árvores, idealizado em 2009, "Nasce uma criança, plante uma árvore", em parceria com a Sabesp e a Prefeitura Municipal de Jales. O programa tem como objetivo incentivar por meio de novas vidas, o cuidado com a natureza, ou seja, cada criança que nasce é uma árvore que será plantada.

Os membros mais votados tomarão pose no primeiro dia útil do mês, permanecendo na comissão pelo período de um ano.

Iimportância da Cipa - A primeira lei brasileira sobre acidentes de trabalho foi criada em 1919, e em 1941 os empresários fundaram no Rio de Janeiro a ABPA - Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes. Dentre tantas reformas, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012, determinou o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.

Na Santa Casa de Jales, a CIPA foi implantada em 1984 e atua como ferramenta importante na prevenção de acidentes, na melhoria do ambiente de trabalho, no uso de equipamentos e nos cuidados com os colaboradores.

Comentários