Na região de Jales, municípios sofrem queda em índice social

Foi divulgado no dia 25 de junho, pelo Instituto do Legislativo Paulista e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS, que já teve 8 edições e agora, apresenta dados do ano de 2012. Esse indicador é composto de três características atribuídas às cidades do estado de São Paulo: riqueza, escolaridade e longevidade, que são expressos em uma escala de 0 a 100, que permitem organizá-las em hierarquias em relação a determinada unidade territorial, classificando os 645 municípios do estado em 5 grupos, unindo aqueles com características similares.

Segundo dados divulgados pela Assembleia Legislativa do Estado e São Paulo, houve um crescimento em 2012. "Foi registrada a marca de 46 pontos em riqueza no IPRS, um avanço de um ponto em relação a 2010, o que reflete a estabilidade da economia paulista no período. Nos indicadores sociais ocorreram avanços importantes. O indicador de longevidade teve acréscimo de um ponto em relação a 2010, passando de 69 para 70. O indicador de escolaridade o Estado de São Paulo alcançou 52 pontos, um avanço de quatro pontos em relação a 2010 , disse em nota.

O ÍPRS qualifica os municípios em cinco faixas: Grupo 1 – municípios com bons níveis elevados de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais; Grupo 2 – municípios que, embora com níveis de riqueza elevados, não exibem bons indicadores sociais; Grupo 3 – municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais posições; Grupo 4 – municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e nível intermediário de longevidade e/ou escolaridade; e Grupo 5 – municípios mais desfavorecidos, tanto em riqueza quanto nos indicadores sociais.

Nogrupo mais baixo da escala, o 5, que abriga os municípios mais desfavorecidos estão Pontalinda e Vitória Brasil que em 2010 estiveram no grupo 4. O município de Dirce Reis que em 2.010 estava no grupo 5 em 2012 passou para o grupo 4.
Indice
Criado à semelhança do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Índice Paulista de Responsabilidade Social objetiva ser um instrumento para melhorar a qualidade de vida do povo paulista, na medida em que busca facilitar uma identificação mais ágil das necessárias políticas públicas a serem implementadas nos municípios.

Comentários