Grupo de Referência do Guri de Araçatuba recebe o músico Fábio Bartoloni no Teatro Castro Alves


Em evento gratuito, integrantes do programa de educação musical tocam ao lado do violonista, dia 24 de julho, às 20h

Considerado o maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri – programa de educação musical, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo –, realiza apresentação inédita e gratuita com um de seus Grupos de Referência patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho: a Camerata de Violões de Araçatuba. Ao lado do renomado violonista Fábio Bartoloni, os integrantes deste grupo tocam no dia 24 de julho, sexta-feira, às 20h, no Teatro Castro Alves, no centro da cidade.

No concerto, os guris executam com o solista o “Concerto de Los Angeles”, cujos movimentos da obra sofrem influências dos compositores Tárrega, Fernando Sor e Leo Brouwer. Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado de aprendizado e artistas convidados –, Fábio realiza uma série de ensaios prévios com os alunos do Guri, promovendo um importante encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta semana inteira de convivência.

“Todas as ações desenvolvidas pelo Projeto Guri têm a preocupação de colaborar para o desenvolvimento humano de nossos alunos, além do aprendizado musical propriamente dito. Neste contexto, a interação dos alunos promove não só a prática musical, como também uma troca única de experiências”, relata Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri, organização que gesta o projeto no interior e litoral do estado.

Nascido na cidade de São Caetano do Sul, Fábio Bartoloni iniciou seus estudos de violão e musicais com seu pai, Giácomo Bartoloni.  “Meu pai também é músico e professor. Ele foi meu mestre desde os sete anos até o curso de música na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Então, a música sempre foi muito presente na minha vida. Eu já sabia como era a carreira e foi muito natural essa escolha para mim”. 
Sobre o Grupo de Referência do Projeto Guri de Araçatuba
O Grupo de Referência de Araçatuba nasceu em 2013, formado por alunos da região. O grupo interpreta um repertório focado no violão erudito, explorando toda a versatilidade e riqueza deste instrumento.

Sobre o artista convidado Fábio Bartoloni
Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp, Bartoloni já participou de diversos concursos como Mozarteum e Souza Lima, e foi diretor artístico do Concurso de Violão Musicalis. Fábio também é integrante do Quarteto Bartoloni de Violões e do trio Canto Nosso. Atualmente é professor assistente e cursa doutorado na Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Comentários