Votuporanga integra ranking das 13 melhores cidades de São Paulo com boas práticas em tecnologia da informação

Secretaria de Educação foi umas das mais bem avaliadas em pesquisa do Tribunal de Contas de São Paulo


Atento ao mundo cada vez mais tecnológico em que vivemos, o município de Votuporanga, no interior de São Paulo, investe na melhoria de seus sistemas públicos. A prova disso é que, de acordo com um estudo feito pelo Tribunal de Contas de São Paulo, o município integra o ranking das 13 cidades do estado com melhor índice na área de Tecnologia da Informação. Denominada como i-GOV TI, a pesquisa foi realizada em 616 municípios, que equivalem a 95,65% dos 644 jurisdicionados ao órgão.
"Os sistemas de informatização que a Prefeitura implantou nas unidades de saúde, de assistência social e de educação, por exemplo, foram muito bem avaliados pelo Tribunal de Contas", informou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Claudio Juny Figueredo.
Em parceria com a empresa Planneta desde 2014, a Secretaria de Educação do município adota o programa Gestão Fácil, um sistema de gestão educacional informatizado que atende todos os alunos e professores da Rede Municipal de Educação.
Desenvolvido com o que há de mais moderno quanto às tecnologias da informação e comunicação, o ‘Gestão Fácil’ informatizou todo o processo administrativo da Secretaria de Educação, organizando os dados escolares dos alunos e demais informações relevantes da vida escolar. O programa permite acesso imediato a informações de toda a rede de ensino, o que auxilia, inclusive, na tomada de decisões.
Com foco no desenvolvimento integral do aluno, que é a figura central do sistema, o Gestão Fácil possibilita aos profissionais da rede de ensino o acesso em tempo real - e de qualquer dispositivo móvel conectado à Internet -, aos dados completos dos alunos, estatísticas de turmas, lançamento e acompanhamento de notas e faltas, matrículas, transferências e notas do Conselho de Classe. É possível também acessar o controle de funcionários, solicitação de vagas e gerar relatórios comparativos por meio da ferramenta ‘Inteligência Acadêmica’.
De acordo com a pesquisa feita pelo Tribunal de Contas de São Paulo, Votuporanga teve, em sua avaliação, pontuação maior do que 90%, no total de itens analisados, nos quais foi apurada a efetividade das ações de tecnologia sendo assim, classificada como altamente efetiva.
"Já somos a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo o índice Firjan (Federação das Indústrias do RJ), além de termos um dos melhores IDEBs do Brasil. Isso é o reconhecimento de todo o progresso que tem acontecido em nossa cidade. Espero que possamos continuar assim, investindo em melhorias e tendo uma gestão cada vez mais eficiente. Quem ganha certamente é a população votuporanguense", comemorou Junior Marão, prefeito de Votuporanga.

Comentários