Votuporanga: Congresso de Educação trará palestrante inglês

 
Entre os dias 22 e 24 de julho, Votuporanga sediará o 3º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista com a presença de profissinais da área vindos de 39 municípios da região. Nesta semana, a organização do evento divulgou a programação completa informando a vinda do psicólogo britânico Adrian Ingham, conhecido por pesquisas sobre a importância da liderança na qualidade da educação.

O inglês é categórico ao afirmar que os sistemas educacionais com melhor desempenho no mundo tendem a ser aqueles que conferem maior autonomia para as escolas. Dentro dessa perspectiva, o ex-diretor do Ofsted (sigla em inglês para Escritório de Padrões na Educação), organização responsável por inspecionar a qualidade do ensino na Inglaterra, considera que um líder exerce grande influência no funcionamento de uma escola. "A liderança escolar só fica atrás da qualidade do ensino na sala de aula. Na Inglaterra as escolas têm muita autonomia quando comparado a outros sistemas no mundo", diz o consultor educacional.

Nos últimos 30 anos, o país realizou uma reforma no seu sistema educacional. Desde então, passou a garantir mais flexibilidade para que as escolas sejam responsáveis pela forma como operam, transformando o diretor em um líder com liberdade para delegar tarefas administrativas e tomar decisões, como o número de professores contratados e a realização de alterações no prédio da escola.

O psicólogo inglês estará no Congresso ao lado de conhecidos especialistas na área, como Francisco Aparecido Cordão, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação; Emília Cipriano, do Instituto Aprender a Ser; Vera Cabral, consultora independente em educação da Cisco Systems do Brasil, entre outros.

Comentários