Santa Fé do Sul debate violência contra pessoa com deficiência na Caravana da Inclusão

O evento contará com desfile de moda inclusiva e traz o Encontro Regional

sobre Violência contra Pessoa com Deficiência com dados expressivos da região



No dia 12 de maio, das 9h30 às 17h, acontece em Santa Fé do Sul a 6a edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, no Parque Ecológico Governador Mário Covas, localizado na Avenida Paulo Nunes, s/nº - Parque Villa-Lobos. O evento irá debater sobre violência contra pessoas com deficiência ao trazer dados expressivos da região e apresentar as ações do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, como a implantação da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência e a inserção de um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência nos Boletins de Ocorrência.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link http://encontro.regional.sedpcd.sp.gov.br.

Na abertura, às 9h30, acontecerá um desfile de moda inclusiva com roupas confeccionadas para facilitar o cotidiano da pessoa com deficiência trazendo conforto e praticidade ao vestir. Às 11h, Marinalva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef) da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho debaterá sobre empregabilidade. Na ocasião haverá também pronunciamento do secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato. Além de apresentação dos números da violência contra a pessoa com deficiência e as iniciativas do Governo do Estado para prevenir e enfrentar essa questão.

Implantada em junho de 2014, a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência atende casos de discriminação e outros crimes em que a presença de deficiência caracterize agravante, tornando a vítima mais vulnerável. Sua atuação não se restringe ao trabalho policial, pois também orientar sobre direitos e encaminhar as vítimas para serviços de proteção social. No mesmo período, todo Registro Digital de Ocorrência – mais conhecido como B.O. – feito em uma delegacia de polícia passou a ter um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência.

A iniciativa visa tornar o atendimento policial mais especializado, nos moldes do que já acontece com outros públicos, como as mulheres, idosos e turistas. A mudança também reforça a determinação de retirar o véu de invisibilidade que pairava sobre o tema. Só no segundo semestre do ano passado, a polícia paulista contabilizou mais de 14 mil boletins de ocorrência registrando crimes cometidos contra pessoas com deficiência.

À tarde, de 13h30 às 17h, será a vez do Encontro Regional sobre Violência contra Pessoa com Deficiência reunir educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde, policiais civis e militares, representantes da justiça e de diferentes conselhos de direitos (tutelar, segurança, idosos, pessoas com deficiência). Serão abordados temas como "O que é Deficiência?", "Características da violência contra as pessoas com deficiência" e "Como estruturar um trabalho em rede para prevenir e enfrentar estes casos de violência". Ainda este ano, o Governo do Estado promoverá 26 Encontros Regionais sobre Violência contra Pessoa com Deficiência.

A intenção é alcançar diretamente 5.200 servidores que deverão ser difusores desse conhecimento junto às suas áreas de atuação. O objetivo final é estimular a formação de uma rede de proteção social, que aja em conjunto e de forma articulada para enfrentar uma questão que vai muito além de um problema exclusivamente policial.

A Caravana da Inclusão é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a APAE de São Paulo, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Segurança Pública e Justiça e Defesa da Cidadania.


Comentários