Mudanças climáticas e complicações na saúde

 
Desde o inicio do outono os brasileiros vem enfrentando um período com variações de temperatura, piora na qualidade do ar com baixa umidade e concentração excessiva de poluentes. Essa junção de fatores está propicia ao aumento de doenças respiratórias. E, com a chegada do inverno, a preocupação aumenta, pois o clima predispõe a serias complicações na saúde, principalmente de crianças e idosos.

De acordo com o pediatra da Santa Casa de Jales, Dr. Mauro Suetugo, é necessário uma atenção especial neste período de estiagem. "A umidade é importante, porque matem as secreções que ficam no canal respiratório, retendo as partículas irritantes. E a falta desta umidade faz com que vírus e bactérias entrem com mais facilidade na corrente sanguínea. Neste período a umidade relativa pode chegar até 15%, visto que o normal para o ser humano é de 60%, o período muito seco também aumenta a poluição, que é outro fator para o aumento de problemas respiratórios."

Para evitar complicações a saúde é recomendada tomar medidas preventivas, como deixar as janelas abertas para favorecer a circulação de ar, evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, consumir muito líquido. É necessário também, aumentar a umidade do ar no ambiente doméstico com a colocação de recipientes com água, limpar a casa e o mobiliário com panos úmidos para evitar o contato com o pó. O ar condicionado remove a umidade do ar, mantendo o ambiente ainda mais seco, neste caso, deve-se, tomar medidas que melhorem a aquosidade.

Dentre tantas dicas a melhor forma de prevenção ainda é tomar muito líquido "Este é um período em que as crianças bebem menos água, por isso, a importância dos pais estimularem os filhos, e não oferecer sucos e refrigerantes, a água é insubstituível", finalizou Suetugo.


Comentários