Ministro participa da abertura do Festival de Turismo das Cataratas

Henrique Alves reforçou o potencial da cidade e exaltou as belezas do destino. Segundo ele, parceria com países da tríplice fronteira pode estimular ainda mais as ações na região

gif_portal_carrossel_festival_turismo_cataratas.jpg

Deborah Salles
O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da solenidade de abertura do 10º Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), na noite desta quarta-feira (17). O encontro segue até sexta-feira (18) e deve reunir mais de cinco mil profissionais ligados ao setor que buscam investir em negócios para fortalecer do turismo na região paranaense.
Em seu discurso, Alves reforçou o potencial turístico da cidade e exaltou as belezas do destino, como as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade; e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Pude conhecer exemplos bem-sucedidos de como nossos atrativos naturais podem transformar-se em geração de emprego”.
Alves ressaltou que o Brasil ocupa a primeira posição em recursos naturais entre 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial, e que é preciso tirar proveito, de maneira sustentável, desta vocação, “para que ela se transforme em vantagem competitiva e movimente a economia”. Segundo ele, a proposta é somar esforços com os países da tríplice fronteira (Argentina e Paraguai, além do Brasil) de modo a agregar novas experiências ao turista. “Vou investir nas áreas especiais de interesses turísticos em Foz do Iguaçu e nas demais cidades com potencial no meio ambiente,” disse Alves. A ideia é flexibilizar os tributos, facilitar o processo de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia em áreas específicas, de modo a criar condições atraentes aos investidores.
Foz do Iguaçu é uma das dez cidades brasileiras com o melhor nível de desenvolvimento turístico, de acordo com estudo de competitividade do Ministério do Turismo. De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a interação com países vizinhos “gera a oportunidade de desenvolver ainda mais o turismo brasileiro em nível internacional”, disse.
Na oportunidade, foram lançados dois vídeos de promoção internacional dos destinos Iguaçu e do estado do Paraná, um deles apresentado pela Secretaria de Turismo do Paraná e por uma . Estavam presentes na abertura a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; o diretor geral da hidrelétrica de Itaipu, Jorse Samek; o presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo; o presidente da Federação Nacional de Turismo, Michel Tuma, o coordenador do Festival, Paulo Angeli, entre outros.

Comentários